Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul, representado pelos Promotores de Justiça Luciano Furtado Loubet, Assessor do Núcleo Ambiental e Andréia Cristina Peres da Silva, titular da 42ª Promotoria de Justiça, participou do II Simpósio de Meio Ambiente e Gestão Urbana, realizado pela prefeitura Municipal de Campo Grande, nos dias 5 e 6 de junho de 2017.

O evento teve como principal objetivo propor ampla reflexão sobre a importância da integração das políticas públicas de gestão urbana, abrangendo diversos aspectos da atualidade, diferentes olhares e setores. De forma inovadora, serão expostos elementos dinâmicos e transversais presentes em Campo Grande que poderão encontrar desdobramentos e soluções para o desenvolvimento local sustentável.

Dentro da temática: “Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul – Um Olhar Integrado para o Meio Ambiente e a Gestão Urbana”, o Promotor de Justiça Luciano Furtado Loubet explanou sobre resíduos sólidos. Na sequência, a Promotora de Justiça Andréia Cristina Peres da Silva explicou sobre Urbanismo.

Durante o Simpósio, vários temas relacionados ao meio ambiente foram abordados. A abertura do evento contou com o Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE), professor na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e também Presidente do Instituto ARQBR – Arquitetura Brasil, Roberto Montezuma Carneiro da Cunha, que falou sobre “Desenvolvimento e Gestão Urbana Sustentáveis/Desafios e Possibilidades”.

Em seguida, o arquiteto e urbanista, Professor Doutor da UFMS, Gutemberg Weingartner, explanou sobre “Arborização Urbana – Benefícios no Planejamento Ambiental das cidades”. Como mediadores convidados, teve a presença do Prof. Dr. Geraldo Alves Damasceno Junior e da Prof. Dra. Ieda Maria Bortolotto, ambos da UFMS, o Prof. Dr. Cristiano Pereira da Silva, da Faculdade Unigran Capital e a Mestra Gisselli Giraldelli, agente fiscal de Meio Ambiente da Semadur.

Sobre “Espaços públicos e qualidade de vida nas cidades (Ressignificação dos espaços: Parques e Jardins Urbanos)”, o Prof. Dr. da UFMS, Gutemberg Weingartner, também falou sobre a temática.

Esta palestra teve como mediadores convidados a Secretária Municipal de Cultura e Turismo de Campo Grande, Nilde Clara de Souza Benites Brun; o Prof. Dr. Geraldo Alves Damasceno Junior; o Prof. Dra Ieda Maria Bortolotto; o Prof. Dr. Cristiano Pereira da Silva; o vereador Eduardo Romero e a agente fiscal de meio ambiente da Semadur Gisselli Giraldelli.

Texto: Elizete Alves/Jornalista - Assecom MPMS

Fotos: CAOMA