Nesta quinta-feira (13/7) durante a reunião ordinária, o Colégio de Procuradores realizou Moção de Elogios aos 4 Promotores da Força-Tarefa, que foi criada para atuar nos procedimentos em tramitação na 29ª Promotoria de Justiça decorrentes da operação Lama Asfáltica.

Durante a reunião, o Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos, destacou a importante atuação e o excelente trabalho desenvolvido pelos Promotores de Justiça Thalys Franklyn de Souza, Tiago Di Giulio Freire, Fernando Martins Zaupa e Cristiane Mourão Leal Santos. O Procurador-Geral destacou ainda, a participação do Promotor de Justiça Adriano Lobo Viana de Resende que assumiu a 29ª Promotoria de Justiça do Patrimônio Público.

“Nós envolvemos mais de 100 servidores do Ministério Público no auxílio aos colegas, que instauraram 79 procedimentos, 49 ações judiciais, conseguiram o bloqueio de 315 milhões, e há ainda um pedido de bloqueio de quase R$ 1,5 bilhão, além de vários processos criminais, muitos deles sob sigilo com medidas drásticas e que significou a recuperação do maior volume de numerário pela nossa Instituição na história do Estado de MS”, destacou o PGJ.

O Procurador de Justiça Sérgio Luiz Morelli reforçou os elogios e observou a competência e a qualidade dos trabalhos desenvolvidos pelos Promotores “os colegas foram muito cautelosos e eficientes, mostrando muita diligência no sentido de obter a efetividade do trabalho e não apenas a apresentação de uma peça formal”.

Já o Procurador Edgar Roberto Lemos de Miranda destacou a forma discreta e ativa, dos Promotores da Força-tarefa. Na ocasião o Procurador propôs que a Moção de elogio fosse por aclamação.

Finalizando as homenagens, o Procurador Helton Fonseca Bernardes destacou os resultados obtidos pela Força-tarefa: “temos nesse caso, resultados efetivos e mais resultados e menos mídia, o que demonstra colegas despidos de qualquer tipo de vaidade, e que pensam muito mais na Instituição, fazendo um trabalho sério e competente”.

No final das homenagens, o Colégio de Procuradores aplaudiu todos os Promotores de Justiça que fizeram parte da Força-tarefa.

 

Força-tarefa

A Força-tarefa foi criada em outubro de 2015, para atuar nos procedimentos em tramitação na 29ª Promotoria de Justiça de Campo Grande, bem como naqueles que vierem a ser instaurados, decorrentes de fatos mencionados na operação Lama Asfáltica.

Na última quarta-feira (12/7), os Promotores que fazem parte da Força-tarefa divulgaram relatório contendo informações sobre a Operação Lama Asfáltica.

No relatório a Força-tarefa utilizou em suas investigações 73 procedimentos investigatórios cíveis e criminais, nos quais foram colhidos 389 depoimentos e expedidas cerca de 237 requisições de documentos. A Força-tarefa realizou, ainda, aproximadamente 60 reuniões com outras Instituições como Ministério Público Federal, Controladoria-Geral da União, Polícia Federal, Procuradoria do Estado e Tribunal de Contas do Estado.

As investigações resultaram na propositura de 49 ações judiciais, sendo 27 ações civis públicas por improbidade administrativa, 8 ações penais e 14 cautelares penais e cíveis, resultando em um número significativo de processos, dada a elevada complexidade dos fatos investigados.

Texto: Ana Carolina Vasques/ Jornalista-Assecom

Imagem: Marketing/Assecom