O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio do Promotor de Justiça Rodrigo Cintra Franco, e Policias Militares de Coxim (MS) realizaram, na tarde de quinta-feira (20/07), abordagens pelos bairros e bares do Município.

A operação foi realizada com os Policiais Militares da Rádio Patrulha, Grupamento de Trânsito, Rondas Ostensivas Táticas do Interior (ROTAI) e o Ministério Público Estadual com blitz em vários pontos da cidade de forma a coibir infrações e crimes de trânsito.

Também foram realizadas diversas abordagens a pessoas e em bares, onde foram constatados, no bar da Rua Rondonópolis, no Bairro Piracema, que não possuía alvará para funcionamento e nele havia um adolescente de 17 anos que estava consumindo bebida alcoólica no balcão e duas adolescentes de 16 e 22 anos com duas “paradinhas” sendo uma de maconha e outra de pasta base de cocaína, além da presença de várias crianças em meio ao consumo de bebidas e jogos de sinuca.

O Promotor de Justiça Rodrigo Cintra Franco ressaltou que a operação foi muito proveitosa para conhecer a realidade do ambiente no qual o Ministério Público Estadual está inserido, especialmente para o fim de desenvolver projetos de repressão e combate ao crime e de erradicação dos problemas sociais. “Foi muito triste ver o descaso com que os poderes públicos tratam a população mais carente. Crianças e adolescentes vivendo em meio a drogas e bebidas sem apoio do Estado e da família. Trata-se de graves problemas sociais que acabam por desaguar no aumento da criminalidade”, ressaltou. O Promotor de Justiça falou também sobre a importância da aproximação do MP e Polícia, sobretudo para conhecer as dificuldades encontradas no dia a dia pelo Policial no combate ao crime. “Infelizmente, parece ser o pensamento de muitos atualmente, que veem o Policial como o inimigo da sociedade! Ao contrário, nós temos que valorizar o trabalho que eles desempenham, que por meio de ideal de segurança e paz arriscam a própria vida em prol da sociedade” finalizou o Promotor.

“A Operação foi muito importante para proporcionar uma melhor sensação de segurança a todos com um resultado muito positivo, sendo cerca de 100 veículos abordados, onde foram confeccionados seis autos de infração, dois veículos removidos ao pátio do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), apreensão de drogas e fechamento de bar. Também foi de suma importância a participação do Ministério Público que verificou todos os procedimentos e as principais dificuldades que enfrentamos diariamente para garantir a segurança da população coxinense”, destacou o Subcomandante do 5º BPM, Major Luiz César de Souza Herculano.

Os envolvidos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil juntamente com o entorpecente para as demais providências.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação Social – 5º BPM/CPA2 – editado Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS