O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Procuradora de Justiça e Coordenadora do CAOMA (Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente), realizou Reunião Ordinária, na quinta-feira (04/08), com representantes da Semadur (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Parque das Nações Indígenas, Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e Polícia Ambiental com o intuito de buscar parcerias para o projeto Quapivara.

O projeto Quapivara foi criado para reforçar a missão ecológica e, principalmente, para promover a sustentabilidade da cidade e combater a falta de urbanidade e respeito no trânsito.

O nome Quapivara remete aos quatis e capivaras, animais silvestres que convivem com a população de Campo Grande, em regiões habitadas e de tráfego, e que por isto estão sujeitos a atropelamentos.

A Procuradora de Justiça e Coordenadora do CAOMA explicou que o Ministério Público Estadual vem solicitando, por meio de ofícios, à Semadur, Agetran, Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e Prefeitura do Parque dos Poderes, a instalação de placas informativas e educativas e redutores de velocidade nos locais com maior frequência de atropelamentos, como nas proximidades dos parques lineares, Parque Sóter, Parque das Nações Indígenas e Lago do Amor.

A Coordenadora ressaltou ainda que a Capital é famosa por possuir animais silvestres transitando por ruas e avenidas, porém atropelar animais silvestres além de causar impacto negativo socioambiental pode causar acidentes graves aos motoristas, por isso o CAOMA busca parceiros em potencial.

Na ocasião, o Diretor-Presidente da Agetran, Janine de Lima Bruno, disse que está tomando providências quanto à sinalização, com placas de advertência educativa e redutores de velocidade, a serem implantados nos locais com maior ocorrência de atropelamentos, além da educação ambiental desenvolvido pelo órgão.

Já o Secretário da Semadur, José Marcos da Fonseca, informou que vai disponibilizar um espaço físico para promover um trabalho de educação ambiental e também agentes ambientais, que poderão auxiliar na divulgação de prevenção dos atropelamentos.

O Gerente de Unidades de Conservação do Imasul, Leonardo Tostes Palma, sinalizou que é possível fazer uma parceria com o Ministério Público Estadual, devendo levar o projeto ao conhecimento do Diretor-Presidente do Imasul.

Texto e foto: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS