Na manhã desta quinta-feira (24/8), durante a Reunião Ordinária do Colégio de Procuradores de Justiça, foi realizada a eleição para escolha do novo Ouvidor do MPMS para o biênio 2017/2019.

O Presidente da Comissão designada para a condução do processo Eleitoral, Procurador Sérgio Morelli, deu início à votação e chamou, por ordem alfabética, os 31 Procuradores presentes na reunião para se dirigirem à urna de votação. A Comissão Eleitoral foi formada também pelos Procuradores de Justiça Irma Vieira de Santana e Anzoategui e Hudson Shiguer Kinashi.

Concorreram ao cargo de Ouvidor do MPMS o Procurador de Justiça Silasneiton Gonçalves e os Promotores André Antônio Camargo Lorenzoni, Helen Neves Dutra da Silva e Luciana do Amaral Rabelo.

Após a contagem dos votos, a Comissão Eleitoral anunciou o resultado: o Promotor André Antônio Camargo Lorenzoni recebeu 21 votos; a Promotora Helen Neves Dutra da Silva, 9 votos e a Promotora Luciana do Amaral Rabelo contabilizou 7 votos. O Procurador de Justiça Silasneiton Gonçalves recebeu 25 votos e foi nomeado pelo Procurador-Geral de Justiça, Paulo Cezar dos Passos, como novo Ouvidor do Ministério Público Estadual para o biênio 2017/2019, respeitando o voto da maioria.

O Procurador de Justiça Silasneiton Gonçalves nasceu em Araçatuba (SP) e ingressou no Ministério Público em 1992, e passou por várias comarcas de Mato Grosso do Sul como Sete Quedas, Iguatemi, Ponta Porã e Campo Grande. Em dezembro de 2016, foi promovido por antiguidade ao cargo de Procurador de Justiça.

 

Homenagens

Antes do início da votação, o Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos, agradeceu e destacou o trabalho desenvolvido pelo Procurador de Justiça Olavo Monteiro Mascarenhas durante o período em que esteve à frente da Ouvidoria do MPMS e destacou que nenhum reconhecimento da Instituição é mais importante que o reconhecimento da sociedade: “Quero aqui, em nome do Ministério Público e em nome de muitas pessoas anônimas e que não tem voz, agradecer e reconhecer o brilhante trabalho que Vossa Excelência fez nesses últimos quatro anos na Ouvidoria.”

O Procurador Geral de Justiça relembrou os trabalhos assistenciais desenvolvidos pelo Procurador Olavo Monteiro no bairro Nova Lima: “ Aquelas pessoas olhavam para o senhor e agradeciam a presença do Ministério Público por lá e a presença do Ouvidor. Eram pessoas simples e humildes que viam na presença do Dr. Olavo, a presença do Estado, de alguém que eles poderiam conversar, resolver os problemas. Isso mostrava a confiança que tinham pela Instituição do Ministério Público”.

O Procurador de Justiça, Olavo Monteiro, aproveitou a oportunidade para agradecer e relembrar sua trajetória na Ouvidoria do MPMS “Tive a satisfação de substituir o Dr. Celso, que foi um brilhante Ouvidor e que fez um bom trabalho à frente da Ouvidoria. Quero dizer também que, sem a ajuda da instituição e dos membros, nós não conseguiríamos ter realizado este trabalho, um trabalho que é todo feito em equipe. É claro que falta muita coisa, isso é só o começo, espero ter realizado nessa minha caminhada aquilo que os senhores Procuradores pensaram a meu respeito à frente da ouvidoria”, concluiu.

Texto e foto: Ana Carolina Vasques/ Jornalista-Assecom