O Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Reynaldo Fonseca proferiu palestra com o tema “A Fraternidade e o Sistema Justiça” nesta sexta-feira (18/08) na Procuradoria-Geral de Justiça.

A palestra encerrou, com chave de ouro, a semana de programação do Curso de Adaptação e Capacitação de Ingresso na Carreira do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul oferecido aos 13 novos Promotores de Justiça Substitutos.

A mesa foi composta pelo Procurador de Justiça, Edgar Roberto Lemos de Miranda, Coordenador do CEAF (Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional); pelo Promotor de Justiça, Lindomar Tiago Rodrigues, Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP); e pelo Promotor de Justiça, Fabio Ianni Goldfinger, Assessor do Núcleo do Patrimônio Público e das Fundações.

O Ministro do STJ disse que resolveu trabalhar com este tema “A Fraternidade e o Sistema Justiça”, pois aborda o resgate da Magistratura, do Ministério Público, das Defensorias Públicas, e também o resgate do Sistema Justiça com o conceito de fraternidade. “E por que eu trago este assunto ao Ministério Público? Porque o Ministério Público tem que ser combatível, tem que lutar incessantemente pelo resgaste da ordem jurídica, pelo combate à corrupção, ele tem que ser sensibilidade para a reconstrução de uma sociedade que se diz fraterna”, ressaltou.

Sobre como vivenciar a construção de uma sociedade fraterna, o Ministro explicou que é preciso “assegurar o acesso à justiça, que, necessariamente deve passar por um novo conceito, o conceito da conciliação e da mediação”.

Carreira

Natural de São Luís (MA), Fonseca iniciou sua vida profissional como servidor do Poder Judiciário.

Entre 1982 e 1986, passou pelo Tribunal de Justiça do Maranhão e pela Justiça Federal. Em 1992, ingressou na magistratura como juiz de direito substituto no Distrito Federal.

Aprovado em concurso em 1993, tornou-se juiz federal substituto da 4ª Vara da Seção Judiciária do DF. Tomou posse no TRF-1 em 2009.

Texto: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS

Fotos: Giovana Silveira/estagiária MPMS e Ana Paula Leite