O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, representado pelos Promotores de Justiça Cristiane Mourão, Coordenadora do GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado); Fernando Martins Zaupa, membro do GAECO; Antonio André David Medeiros, Coordenador do Departamento Especial de Apoio às Atividades de Execução (DAEX) e do Centro de Pesquisa, Análise, Difusão e Segurança da Informação (CI); participou na quinta-feira (17/08) da reunião do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), em Brasília (DF).

De acordo com a Coordenadora do GAECO, na reunião, voltada à discussão de novas pautas e reestruturação do Grupo, ficou decidido seu novo formato com a criação de três novos eixos temáticos de atuação estratégica direcionados especificamente ao enfrentamento da corrupção e à lavagem de dinheiro, ao combate a facções criminosas e inteligência criminal. A Escola do GNCOC também restou modificada visando propiciar o aperfeiçoamento dos membros dos GAECOs com vistas aos novos eixos de atuação estabelecidos.

Sobre a importância da reunião, na atuação do Ministério Público Estadual no combate ao crime, a Coordenadora do GAECO destacou que todas essas modificações foram realizadas visando potencializar o trabalho do Ministério Público, principalmente as investigações realizadas por todos os GAECOs do Brasil. Ela ressaltou ainda que esta remodelação vai aumentar e proporcionar maior eficiência ao trabalho que já é desenvolvido visando à preservação do patrimônio público e ao crime organizado praticado por facções criminosas.

A próxima reunião ordinária do GNCOC será realizada em Recife (PE) nos dias 23 e 24 de novembro.

Sobre o GNCOC

O Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC) integra o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG). É formado por Membros dos Ministérios Públicos Estaduais e da União.

O GNCOC tem papel essencial no combate às organizações criminosas e atua em investigações relevantes, como combate aos crimes tributários, lavagem de dinheiro, tráfico e crimes cibernéticos. É responsável por articular ações em âmbito nacional ou regional visando à uniformização e fortalecimento de ações de combate ao crime organizado.

Por meio da capacitação de membros e servidores do MP brasileiro, o GNCOC pretende disseminar novas metodologias, práticas, técnicas operacionais e troca de informações e experiências nas ações de investigação.

Desde 2012, após uma reestruturação, passou a ser composto por três estruturas permanentes: o Grupo Operacional, Grupo Estrutural e a Escola Nacional do GNCOC.

Texto: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS – com informações CNPG

Foto: MPCE/CNPG