Acontece neste momento, o julgamento dos réus Fernando dos Reis Guimarães e José Carlos Silva de Macena, por homicídio qualificado, acusados de matarem e atearem fogo em Viviane Rodrigues Matos, de 35 anos. O Julgamento é realizado no Plenário da 2ª Vara do Tribunal do Júri e, é presidido pelo Juiz de Direito Aluízio Pereira dos Santos.

A acusação é feita pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul, por meio do Promotor de Justiça Douglas Oldegardo Cavalheiro dos Santos. Já a defesa é feita pelo Defensor Público Rafael Duque Freitas e pela Assistência Jurídica Dom Bosco representada pelos advogados Nabiha de Oliveira Maksoud e Pedro Paulo Sperb Wanderley.

De acordo com a Denúncia feita pelo Ministério Público Estadual, os réus Fernando e José Carlos agiram por motivo fútil, já que praticaram o crime em razão de uma discussão irrelevante, pois a vítima estava sentada num local inapropriado (num balcão) e quebrou algumas garrafas de bebida da boate. Fernando e José Carlos também usaram de recurso que dificultou a defesa da vítima, pois se valeram da superioridade numérica, tirando a vida de Viviane.

Entenda o caso

O crime ocorreu entre os dias 5 e 6 de setembro de 2013, no estabelecimento denominado "Boate Paraíso," localizada na rua Maicuru, em Campo Grande. Fernando dos Reis Guimarães e José Carlos Silva de Macena, em comunhão de desígnios, praticaram inúmeras agressões físicas contra Viviane Rodrigues Matos até deixá-la incapacitada. Em seguida, conduziram-na até o bairro Chácara dos Poderes, onde desferiram um golpe de faca no pescoço e, em seguida atearam fogo no cadáver.

Vítima Viviane Rodrigues Matos realizava “programas sexuais” em uma boate de propriedade de Fernando dos Reis Guimarães e, após discutirem por razões ínfimas, consistentes no comportamento exagerado da vítima. Então, os réus Fernando e José Carlos resolveram “dar-lhe um corretivo”, tendo se dirigido até seu quarto daquela e passaram a agredi-la de forma brutal, com chutes, socos e golpes com um cassetete de madeira. Ato contínuo, os denunciados conduziram a vítima totalmente indefesa e sangrando ao local em que o corpo da mesma foi encontrado, momento em que o réu Fernando segurou a cabeça da vítima para que José Carlos lhe desferisse um golpe de faca no pescoço, causando-lhe a morte.

Texto e Fotos: Elizete Alves/Jornalista - Assecom MPMS