Com o objetivo de debater o assédio moral e sexual nas instituições militares, no contexto do Projeto Mulheres de Farda: realidade oculta, idealizado pelo Promotor de Justiça Izonildo Gonçalves de Assunção Júnior, titular da 13ª Promotoria de Dourados, foi realizada, na última terça-feira (12/9), às 19h, no auditório da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Além do Promotor de Justiça Izonildo Gonçalves de Assunção Júnior, ministraram palestras o Juiz Auditor da Justiça Militar da União em Campo Grande, Jorge Luiz de Oliveira da Silva, e o Professor de criminologia e direito processual penal e ética, Jorge Luiz, que é autor dos livros “Assédio Moral no Ambiente de Trabalho” e “Estudos Criminológicos sobre a Violência Psicológica”.

Na ocasião, foi realizada uma pesquisa, estratificada, por sexo, idade e tempo de serviço, cuja amostra servirá para identificar comportamentos tipificados como assédio moral e/ou sexual nas respectivas instituições e as providências adotadas, objetivando melhorar a qualidade na gestão de pessoas e a satisfação do profissional no ambiente de trabalho, com reflexos direitos na eficiência do serviço público prestado à população douradense.

De acordo com o Promotor de Justiça Izonildo Gonçalves de Assunção Júnior, a grandeza do Projeto Mulheres de Farda: realidade oculta está na constatação de que todas as instituições têm interesse em desenvolver ambientes internos e externos saudáveis, onde o respeito à dignidade do outro não seja apenas um discurso vazio.

São parceiros do Ministério Público Estadual no Projeto Mulheres de Farda: realidade oculta, em Dourados:  3º Batalhão da Polícia Militar, Departamento de Operações de Fronteira (DOF), Polícia Militar Ambiental, 2º. Grupamento de Bombeiros Militares, Guarda Municipal e Agetran.

Texto: Elizete Alves/jornalista – Assecom MPMS

Fotos: 13ª Promotoria de Justiça