Nesta sexta-feira (22/9), acontece o I Seminário Estadual Agrotóxicos: Boas Práticas e Responsabilidades, no auditório do Crea/MS.

Organizado pela Comissão de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos do Mato Grosso do Sul, integrada pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho; o evento conta com o apoio do Governo do Estado, através das Secretarias de Saúde (Sed) e de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), da  Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro); bem como do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), junto de outras Instituições.

Estão na pauta do I Seminário Estadual, o uso correto dos defensivos, cuidados no manuseio, legislação, e outros temas – tanto para aplicações terrestres quanto aéreas.

O Promotor de Justiça e Assessor do Núcleo Ambiental, Luciano Furtado Loubet, explicou que a participação do Ministério Público Estadual no evento é de suma importância pois existe um projeto na Instituição sobre Agrotóxicos que atua em três linhas que são o fortalecimento da Legislação, fortalecimento da fiscalização e monitoramento, discutidas no Seminário.

Outra preocupação do Ministério Público Estadual, em relação ao meio ambiente, apontada pelo Promotor de Justiça é em relação à possibilidade de deriva provocada na aplicação dos Agrotóxicos. “Este tema que causa uma preocupação maior será discutido na parte da tarde, assim como a Operação Deriva, que foi uma fiscalização integrada, leis estaduais e municipais mais restritivas nessa matéria”, ressaltou.

O I Seminário Estadual tem programação ao longo de todo o dia e se encerra às 17h30.

Texto: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS

Fotos: Giovana Silveira/estagiária Assecom MPMS