Com o objetivo de promover a integração e o compartilhamento de experiências e boas práticas nas diversas áreas de atuação, os Ministérios Públicos dos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul criaram o projeto “MP sem Divisa”. A proposta  é aproximar as duas instituições para possibilitar o  intercâmbio de informações e o compartilhamento de iniciativas de sucesso, reduzindo custos e riscos de implementação.

De acordo com a secretária-geral de Administração do Ministério Público de Mato Grosso, promotora de Justiça Anne Karine Louzich Hugueney Wiegert, o projeto está alinhado ao Planejamento Estratégico do Ministério Público Brasileiro que busca fortalecer a atuação integrada do Ministério Público, construir práticas uniformes e fomentar a integração de banco de dados.

Segundo a secretária, duas equipes, sendo uma do MP de MT e a outra de MS, farão visitas recíprocas para conhecer in loco os projetos desenvolvidos e selecionar sete iniciativas que deverão ser implementadas em cada Estado. Após a seleção, serão realizados dois eventos, um em Cuiabá e o outro em Campo Grande, para que os idealizadores dos projetos realizados em cada Estado façam a apresentação de suas iniciativas aos demais integrantes da instituição.

Atualmente, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso possui 65 iniciativas cadastradas no banco de projetos do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Este ano, a instituição recebeu quatro premiações em nível nacional em reconhecimento ao trabalho desenvolvido nas áreas do meio ambiente, educação e trabalho.

Já o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul possui 33 projetos cadastrados no banco do CNMP, sendo 1 premiado em  2014 com o título “Promotoria Comunitária- MP mais perto de você”.

Texto e Imagem: Clênia Goreth/Assecom MPMT e Ana Carolina Vasques/ Assecom MPMS