Com apoio do Ministério Público Estadual, por meio da 26ª Promotoria de Justiça de Campo Grande, que tem como titular a Promotora de Justiça Luz Marina Borges Maciel Pinheiro, acontece, nos dias 28 e 29/9, em Campo Grande, o I Seminário Nacional de Memória e Preservação do Patrimônio Ferroviário em Mato Grosso do Sul. O evento é promovido pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Durante o Seminário, a equipe do Cortec - Engenharia, Arquitetura e Urbanismo do Daex (Departamento Especial de Apoio às Atividades de Execução) do Ministério Público Estadual, irá expor, no museu da ferrovia NOB, o “Projeto Técnico de Diagnóstico Arquitetônico dos Imóveis de Significância Histórico-Cultural da Antiga Ferrovia NOB”. O projeto é elaborado pela Promotoria de Justiça de Terenos e pelos analistas do MPMS, a engenheira civil Geisa Jacob Gomes de Almeida e o arquiteto e urbanista Jean Claud Borges Maciel Pinheiro.

Na oportunidade, a equipe do MPMS também irá compor a mesa do Seminário, cujo tema será “Desafio da Gestão do Patrimônio Ferroviário em Mato Grosso do Sul”, apresentando estudos de caso de procedimentos do Ministério Público Estadual relacionados ao acervo imobiliário da antiga ferrovia NOB.

Projeto

O Projeto “Técnico de Diagnóstico Arquitetônico dos Imóveis de Significância Histórico-Cultural da Antiga Ferrovia NOB” tem por objetivo realizar um diagnóstico arquitetônico dos imóveis de significância histórico-cultural tombados pela Lei Estadual nº 1735, de 1997, situados no município de Terenos, a fim de registrar suas características arquitetônicas, por meio de pesquisas, elaboração de desenhos técnicos, registros fotográficos e memorial descritivo.

Texto: Elizete Alves/jornalista – Assecom MPMS

Foto: Arquivo