A equipe de psicólogos do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul se reuniu, na última quarta-feira (6/9), em Campo Grande, para o II Encontro de Trabalho de Psicologia do MPMS.

A reunião teve como objetivo discutir a prática profissional da Psicologia no âmbito do Parquet e estabelecer as diretrizes de atuação nos espaços destinados à Psicologia, com enfoque na saúde mental dos integrantes da Instituição e da sociedade em geral. O encontro contou a presença de 12 psicólogos do Quadro Auxiliar de Servidores, lotados na Capital e no interior.

A reunião teve o apoio da Procuradoria-Geral de Justiça e da Secretária-Geral de Justiça Promotora Bianka Karina Barros da Costa. De acordo com a psicóloga responsável pela reunião, Lindomar Pacheco, o II Encontro Estadual da Psicologia do MPMS surgiu da necessidade dos próprios psicólogos promoverem a integração de suas práticas profissionais em todas as Comarcas onde atuam.

O primeiro encontro foi realizado no primeiro semestre deste ano, e desde então, está sendo colocado em prática o Plano de Ações Integradas desenvolvido pela equipe de psicólogos do MPMS.

A psicóloga Lindomar Pacheco explica que o Plano de Ações contempla: a integração dos profissionais da Psicologia do MPMS para o fortalecimento e a melhoria das práticas profissionais; a divulgação de material informativo aos membros, servidores, estagiários e terceirizados sobre a atuação da Psicologia no Ministério Público; a parceria com a equipe do TJ, na promoção de capacitação profissional; a apresentação de projetos de ações voltadas para a saúde mental aos integrantes do MP e à população atendida e à publicidade no ambiente institucional, de material científico resultado de ações desenvolvidas pela Psicologia dentro do MP.

O encontro contou ainda com a participação do Promotor de Justiça Celso Antônio Botelho de Carvalho, titular da 68ª PJ, que reforçou a importância do serviço prestado pela Psicologia, promovendo a saúde mental da população que busca resolver conflitos, tanto na área cível quanto criminal no Ministério Público.

 

 

Texto e Foto: Ana Carolina Vasques/ Jornalista-Assecom