Em resposta ao Ofício encaminhado pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente (CAOMA), a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) está colocando placas de advertência educativa em locais com maior incidência de atropelamentos de quatis e capivaras em Campo Grande.

A Agetran é parceira do Ministério Público Estadual no projeto Quapivara, criado para reforçar a missão ecológica e, principalmente, para promover a sustentabilidade da cidade, e combater a falta de urbanidade e respeito no trânsito.

Em Reunião Ordinária, realizada no dia 04 de agosto, com representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano - SEMADUR, Parque das Nações Indígenas, Polícia Ambiental e Agetran, a Procuradora de Justiça e Coordenadora do CAOMA, Marigô Regina Bittar Bezerra explicou que havia solicitado, por meio de ofícios, a instalação de placas informativas e educativas e redutores de velocidade nos locais com maior frequência de atropelamentos, como nas proximidades dos parques lineares, Parque Sóter, Parque das Nações Indígenas e Lago do Amor.

Na ocasião, o Diretor-Presidente da Agetran, Janine de Lima Bruno, informou que tomaria providências quanto à sinalização, com placas de advertência educativa e redutores de velocidade, que seriam implantados nos locais com maior ocorrência de atropelamentos, além da educação ambiental desenvolvido pelo órgão.

Quapivara

A Capital é famosa por possuir animais silvestres transitando por ruas e avenidas, porém atropelar animais silvestres, além de causar impacto negativo socioambiental, pode causar acidentes graves aos motoristas. Com o intuito de proteger os animais e também os motoristas, o projeto Quapivara foi criado para reforçar a missão ecológica e, principalmente, promover a sustentabilidade da cidade e combater a falta de urbanidade e respeito no trânsito.

O nome Quapivara remete aos quatis e capivaras, animais silvestres que convivem com a população de Campo Grande, em regiões habitadas e de tráfego, e que por isto estão sujeitos a atropelamentos.

Texto: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS