O Procurador-Geral de Justiça, Paulo Cezar dos Passos, proferiu palestra, nesta segunda-feira (04/9), no Curso de Formação Inicial dos 18 novos Juízes Substitutos de Mato Grosso do Sul.

A palestra integra o Módulo I do Curso em que serão abordadas as disciplinas do conteúdo obrigatório mínimo estabelecido pela Enfam (Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados), sob a coordenação da juíza Luíza Vieira Sá de Figueiredo.

Na ocasião, o Procurador-Geral de Justiça agradeceu o convite do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul (TJ/MS), Des. Divoncir Schreiner Maran; e também do Des. Júlio Roberto Siqueira Cardoso, Diretor-Geral da Ejud-MS (Escola Judicial de Mato Grosso do Sul); e destacou a importância e a necessidade do diálogo entre as Instituições.

Aos Juízes Substitutos, Paulo Cezar dos Passos disse que o Estado de MS é marcado pelas desigualdades com Comarcas com realidades socioeconômicas muito diferentes. Contudo, apesar desta disparidade, o Procurador-Geral de Justiça destacou que a sociedade confia no Judiciário e confia nas Instituições. “A sociedade confia no nosso trabalho e também nos cobra muito”.

Com o tema “Relações Interinstitucionais”, Paulo Cezar dos Passos apresentou a estrutura do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul e falou sobre a importância de construir pontes de entendimento entre o MPMS e o TJ/MS. “O nosso anseio é sempre trabalhar em prol de uma sociedade melhor e mais justa”, destacou.

A palestra foi acompanhada pelo Promotor de Justiça e Assessor Especial, Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa.

Curso

O Curso de Formação teve início no dia 31 de julho com o Módulo Local, sob a coordenação-geral do Des. Júlio Roberto Siqueira Cardoso, Diretor-Geral da Ejud-MS, com carga horária de 480 horas-aula. No Módulo I, são abordadas as disciplinas do conteúdo obrigatório mínimo estabelecido pela Enfam, sob a coordenação da juíza Luíza Vieira Sá de Figueiredo.

No Módulo II, coordenado pelo juiz Ricardo Galbiati, as disciplinas de interesse da Administração do TJMS serão ministradas no período matutino e, no vespertino, os juízes terão atividade de prática judicante, integrante do Módulo III, que será coordenado pelo Des. José Ale Ahmad Netto.

Texto: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS

Foto: Giovana Silveira/estagiária Assecom MPMS