Após realização de visita técnica ao Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, ocorrida no dia 19 de setembro de 2017, a equipe do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, coordenada pela Promotora de Justiça Anne Karine Louzich Hugueney Wiegert selecionou oito projetos a serem apresentados em Cuiabá, nos dias 4 e 5 de outubro de 2017, quais sejam: Gestão por Competências, @serviços, Sistema de Ponto, Portal Daex, Sisdrogas, Sistema Horus, Operação Deriva e Artesão Livre.

A visita técnica foi organizada pelo Promotor de Justiça e Supervisor de Planejamento e Gestão Estratégica Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, responsável técnico pelo projeto MP sem Divisa, oportunidade em que a equipe do MPMT pôde conhecer as instalações da Procuradoria-Geral de Justiça e constatar in loco os sistemas e metodologias relacionados aos projetos acima mencionados.

“São iniciativas excelentes que vão contribuir significativamente para modernização e aprimoramento institucional. O intercâmbio de informações e o compartilhamento de projetos de sucesso também vão proporcionar a redução de custos e riscos de implementação”, ressaltou a Secretária-Geral de Administração do MP/MT Anne Karine.

Para o Promotor de Justiça e supervisor de Planejamento e Gestão Estratégica Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, “o Projeto MP sem Divisa visa compartilhar as melhores práticas e casos de sucesso entre os Ministérios Públicos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A excelente relação institucional mantida entre os Procuradores Gerais Mauro Curvo/MPMT e Paulo Cezar dos Passos/MPMS, autores do projeto, viabiliza essa parceria, que tem por objetivo apresentar e compartilhar as melhores práticas entre os MPs”.

Já nos dias 04 e 05/10, acontecerá o primeiro evento do Projeto MP sem Divisa em Cuiabá, oportunidade em que os projetos do Ministério Público de Mato Grosso do Sul serão apresentados aos Membros e Servidores do MP de Mato Grosso. Após a apresentação dos projetos, haverá oficinas com os responsáveis, que prestarão informações detalhadas sobre a implementação, desenvolvimento dos projetos aos integrantes do MPMT.

Na véspera, dia 03 de outubro, a equipe do MPMS, sob a coordenação do Promotor de Justiça Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, estará reunida com integrantes do MPMT, em Cuiabá, para conhecer e selecionar os projetos que serão apresentados no segundo encontro, em Campo Grande, nos dias 9 e 10 de novembro.

“MP sem Divisa”

O Projeto “MP sem Divisa, de autoria dos Procuradores-Gerais de Justiça Paulo Cezar dos Passos/MPMS e Mauro Benedito Pouso Curvo/MPMT, busca a integração dos Ministérios Públicos dos Estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, por meio de compartilhamento de experiências e boas práticas nas áreas finalística e meio, que possam ser passiveis de cedência.

Apesar dos 40 anos de divisão, a história de Mato Grosso do Sul se funde com a de Mato Grosso, vez que ambos os Estados têm significativa identidade natural, bem como similaridade econômica e geográfica.

Neste sentido, o “Projeto MP sem Divisa” tem por objetivo proporcionar a aproximação dos MPs de forma a possibilitar o intercâmbio de informações e, acima de tudo, o compartilhamento de iniciativas exitosas com possibilidade de cedência, sem ônus, dos respectivos instrumentos de execução. Com isso, reduz-se os custos de implementação, pois o material a ser compartilhado já passou pelos percalços naturais de uma inovação e se encontra em estágio avançado de desenvolvimento. 

Waléria Leite Assessora de Comunicação/Jornalista 

Fotos: MPMS / MPMT