Na manhã desta sexta-feira (29/9), a Promotora de Justiça Luciana Amaral Rabelo, titular da 72ª Promotoria de Justiça da Casa da Mulher Brasileira apresentou ao Secretário Municipal de Segurança e Defesa Social, Valério Azambuja o Projeto “Patrulha Maria da Penha”, que está sendo implementado na guarda municipal de Campo Grande.

Durante o encontro, a Promotora de Justiça Luciana Amaral Rabelo estabeleceu definições do cronograma dos cursos de capacitação, para o ano de 2018, que serão ministrados para todos os integrantes da Guarda Municipal de Campo Grande, o que totaliza mais de mil pessoas.

O Projeto “Patrulha Maria da Penha”, que já está em curso na Casa da Mulher Brasileira, tem como principal objetivo formar multiplicadores de conhecimento sobre a Lei Maria da Penha e a rede de atendimento, bem como, difundir o trabalho do Ministério Público Estadual, no âmbito da Guarda Municipal e da Patrulha Maria da Penha.

Na oportunidade, o Secretário Municipal de Segurança e Defesa Social, Valério Azambuja parabenizou a Promotora de Justiça pela iniciativa do Projeto e ressaltou que o alto índice de violência em Campo Grande, principalmente contra a mulher, tem preocupado muito toda a guarda municipal.

Por sua vez, a Promotora de Justiça Luciana Amaral Rabelo afirmou que o projeto surgiu diante do alto índice de violência contra a mulher e da necessidade em proporcionar uma capacitação continuada aos guardas municipais. “O projeto está focado na Patrulha Maria da Penha e nos guardas municipais, pois são eles que tem o contato direto com a vítimas de violência ao prestarem atendimento", afirma.

A Promotora de Justiça ainda esclarece que é de suma importância que todos os integrantes tanto da Patrulha Maria da Penha quanto da guarda municipal tenham conhecimento sobre a lei Maria da Penha, Medida Protetiva, feminicídio, ciclo de violência, e sobre o Trabalho realizado pelo Ministério Público Estadual, bem como, sobre noções sobre os processos judiciais referente a esses delitos.

Texto e Fotos: Elizete Alves/Jornalista – Assecom MPMS