Foi realizada, nesta quarta-feira (25/10), a abertura do II Encontro Regional de Serviço Social do Ministério Público. O evento será realizado em três dias consecutivos e tem como principal objetivo aprimorar a reflexão sobre o direcionamento da intervenção do Serviço Social no Ministério Público em uma perspectiva ampliada, avançando para além dos objetivos finalísticos da atuação e ampliando o espaço ocupacional.

Fizeram parte da mesa: o Procurador de Justiça e Coordenador dos Centros de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais e das Vítimas de Infração Penal e do Controle Externo da Atividade Policial, Helton Fonseca Bernardes, representando o Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos; a Assistente Social do Ministério Público Estadual e Coordenadora do evento, Elaine Cristina França Tavares Flor; a Coordenadora do Curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera Uniderp, Selma Rocha dos Santos e o Presidente do Conselho Regional de Serviço Social da 21ª Região, Valdereis Freitas de Souza.

Na ocasião, o Procurador de Justiça Helton Fonseca Bernardes falou da importância do profissional de Assistente Social: “Esta é uma função primordial em uma instituição, pois, são estes profissionais que lidam diretamente com problemas reais e ajudam na solução individual: de uma mulher vítima de violência, de uma criança estuprada... enfim, contribuindo na construção de um País melhor”, afirmou.

Durante a abertura oficial do evento, a conferência magna foi realizada pelas Assistente Social do Ministério Público do Rio de Janeiro, Marcia Nogueira da Silva e pela Assistente Social do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Silvia da Silva Tejadas.

O tema abordado foi: “Direção social do trabalho do Assistente Social no Ministério Público: Possibilidades e desafios no campo sociojurídico”. A mediadora foi a Assistente Social do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, Elaine Cristina F. Tavares Flor.

Nesta quinta-feira (26/10), o evento iniciou com mesa redonda, tendo como tema: “A importância da atuação do serviço social no campo sociojurídico”.

No período da tarde, o Promotor de Justiça, Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa e Assistente Social, Silvia da Silva Tejadas abordarão o tema: “Atribuições e Competências profissionais”.

Já, na sexta-feira (27/10), último dia do Encontro, que acontece no Auditório das Promotorias de Justiça da Rua da Paz, o evento também contará com debates, mesas redondas, palestras e apresentações de trabalhos.

O II Encontro Regional de Serviço Social conta com apoio do Sindicato dos Servidores do Ministério Público Estadual (SINSEMP-MS), UNISAÚDE/MS e Uniderp-Anhanguera.

Texto e Fotos: Elizete Alves/Jornalista – Assecom MPMS