A Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Procuradores Gerais de Justiça no Estado do Acre teve a participação dos Procuradores-Gerais de Justiça representantes das regiões: nordeste, norte, sul, sudeste e centro-oeste. O Procurador Geral de Justiça do MPMS, Paulo Cezar dos Passos, é vice-presidente da região Centro-Oeste.

Os membros do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) participaram, nesta quinta-feira (26/10), em Rio Branco, da reunião ordinária mensal do colegiado. O encontro de trabalho foi na sede da Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC).

Estiveram presentes, os Procuradores-Gerais Luiz Gonzaga Martins (MP do Maranhão), Cleandro Alves (MP Piauí), Paulo Cezar dos Passos (MP do Mato Grosso do Sul), Benedito Torres Neto (MP Goiás), Antônio Sérgio Tonet (MP de Minas Gerais) e Márcio Augusto Alves (MP do Amapá), bem como a Subprocuradora de Roraima, Janaína Carneiro; Roberto Coutinho, que é  Subprocurador-Geral de Justiça Militar; Josemar Moreira, Subprocurador-Geral do MP do Espírito Santo; Arnaldo Justino da Silva, Secretário-Geral do MP do Mato Grosso; e Márcio Roberto Tenório, Subprocurador-Geral do MP de Alagoas.

“O CNPG é um órgão de representação das chefias institucionais e, portanto, todas as matérias que estão em debate nacional, tanto no Parlamento quanto no Conselho Nacional do Ministério Público, precisam ser analisados, debatidos e deliberados pelos procuradores-gerais e foi isso que fizemos hoje no Estado do Acre. Foram discutidos temas de relevância e diversas propostas que tramitam no CNPG, que atingem diretamente a vida institucional de cada Ministério Público, e também projetos de relevância extraordinária que estão tramitando no Congresso Nacional”, explicou o Procurador-Geral de Justiça de Santa Catarina, José Sandro Neis, presidente do CNPG.

Na ocasião, representantes das unidades do Ministério Público de Alagoas, Amapá, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Piauí, Roraima, Santa Catarina e do Ministério Público Militar (MPM) assinaram termo de cooperação técnica para uso integrado da ferramenta RETINA, o que já havia sido feito por outras unidades do Ministério Público.

RETINA

O RETINA é um banco de dados criado pelo Núcleo de Apoio Técnico Especializado (NAT) do MPAC, voltado para a área de inteligência e investigação criminal, que abriga informações referentes a pessoas integrantes de organizações criminosas. Com a cooperação firmada, setores de apoio técnico dos MPs de nove estados, além do MPM, poderão fazer uso da ferramenta por um período de 60 meses, podendo haver prorrogação mediante termo aditivo.

Waléria Leite - Assessora de Comunicação / Jornalista com informações da Assessoria do MPAC 

Imagem: Assessoria do MPAC