Tomaram posse na manhã desta quinta-feira (05/10), perante o Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, três novos procuradores: Marcelo Ferra de Carvalho, Jorge da Costa Lana e José Norberto de Medeiros Júnior. O ato solene ocorreu no anexo I da Procuradoria-Geral de Justiça e contou com a presença de diversas autoridades, familiares e amigos dos empossados.

O Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos prestigiou a solenidade de posse representando os Procuradores-Gerais de Justiça e Membros do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul.

Participaram ainda da solenidade o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Rui Ramos Ribeiro; o Procurador-Geral do Estado, Rogério Galo; o Procurador-Geral da Assembleia Legislativa, Luiz Otávio Trovo de Souza; o Sub-procurador-geral do Trabalho, Jeferson Luiz Pereira Coelho; o Sub-procurador Geral de Justiça Administrativo do MP/MT, Hélio Fredolino Faust; o Corregedor-Geral do Ministério Público, Flávio Cesar Fachone, e demais integrantes do Colégio de Procuradores de Justiça.

 “Tenho a honra e o prazer de conviver com esses três valorosos colegas que hoje atingem, galgam, avançam na carreira ocupando honroso cargo de Procurador de Justiça como extensão de um brilhante trabalho por eles desenvolvido ao longo de toda a carreira, onde defenderam e combateram o bom combate na defesa dos direitos da sociedade, onde levantaram o nome do Ministério Público do  Estado de Mato Grosso”, ressaltou o Procurador-Geral de Justiça, Mauro Benedito Pouso Curvo.

Representando os empossados, o Procurador de Justiça Marcelo Ferra de Carvalho destacou a importância do momento e falou sobre os desafios. “Consciente das peculiaridades do Ministério Público, que não temos propriamente uma instituição de segunda instância, mas uma atuação diferenciada perante uma segunda instância, pois o Ministério Público seja como parte, seja como fiscal da lei será sempre único e cada integrante desse colegiado atuará sempre como Ministério Público, com todos os requisitos, inclusive a independência funcional que vale tanto para os promotores de Justiça como para os procuradores de Justiça”, observou.

Ferra destacou o momento delicado em que o país passa e disse que ser membro do Ministério Público e exercer as responsabilidades inerentes ao cargo não é fácil. “Devido às várias circunstâncias que ocorreram no Estado e no País, a sociedade pede e clama por justiça. E nesses momentos, o profissional do Ministério Público que se comprometeu com a ordem jurídica nem sempre é compreendido, pois tem que obedecer às regras, princípios e atuar de acordo com a lei. Às vezes, a sociedade não quer os cumpridores dos deveres funcionais, busca heróis, pessoas que para atingir os seus resultados nem sempre usam os meios tradicionais da ordem jurídica”.

Texto e foto: MPMT