Na manhã desta quarta-feira (25/10), o médico Nelson Trad Filho falou sobre a “Campanha Nacional de Saúde Prostática” aos servidores do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul.

A palestra de conscientização faz parte da programação da semana do servidor com atividades voltadas ao bem-estar promovida pela Administração Superior da Instituição.

Participaram da palestra o Corregedor-Geral do Ministério Público, Procurador de Justiça Marcos Antonio Martins Sottoriva; a Secretária-Geral, Promotora de Justiça Bianka Karina Barros da Costa; e o Assessor do Corregedor-Geral, Promotor de Justiça Reynaldo Hilst Mattar.

Indicado pela Secretaria Estadual de Saúde, Nelson Trad Filho disse que o Ministério Público Estadual é a primeira Instituição a receber informações sobre a campanha que será divulgada no mês de novembro "Novembro Azul" que é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem.

O Corregedor-Geral do MPMS agradeceu em nome da Instituição ao médico da SES pelo trabalho de conscientização que vem realizando e destacou a importância da prevenção.

Dados

De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e, considerando ambos os sexos, é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

Texto: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS

Foto: Giovana Silveira/estagiária Assecom MPMS