Na última sexta-feira (24/11), aconteceu, em Amambai, o 1º Ciclo de Palestras “Atuação Prática na Região de Fronteira”, que visa debater ações estratégicas para o combate ao crime e atos ilícitos na região de fronteira. O evento que foi realizado por meio das Promotorias de Amambai, reuniu mais 100 pessoas, dentre elas: Policiais Rodoviários Estaduais, Policiais Militares, Policiais Civis, Policiais Militares Ambientais, Policiais do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) e acadêmicos.

De acordo com o Promotor de Justiça, Dr. Luiz Eduardo Sant’Anna Pinheiro, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Amambai, “O objetivo do encontro foi promover a integração institucional entre Ministério Público e as forças policiais, promovendo, através de palestras proferidas por Promotores de Justiça que atuam na fronteira, a abordagem temas relevantes que fazem parte do cotidiano da atividade policial. Buscamos com isso, repassar a nossa perspectiva como destinatário das ações policiais e consequentemente a busca pela eficiência do sistema penal”.

No período da manhã, dando início aos trabalhos, o Promotor de Justiça de Iguatemi, Thiago Barbosa da Silva, explanou sobre “Persecução Criminal nos Atos Infracionais”.

Na sequência, a Promotora de Justiça, Nara Mendes dos Santos Fernandes, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Amambai abordou o tema: “Medidas Protetivas de Urgência na Violência Doméstica”.

Já no período vespertino, a palestra iniciou com a explanação do Promotor de Justiça, Luiz Eduardo Sant’Anna Pinheiro com o tema: “Prova Policial e Processo Judicial/Aspectos Processuais”.

E, por fim, para encerrar os trabalhos, o Promotor de Justiça, William Marra Silva Júnior, da Promotoria de Justiça de Bela Vista falou sobre o tema: “Audiência de Custódia e Atividade Policial”.

Texto: Elizete Alves/Jornalista – assecom MPMS

Foto: Arquivo