O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio do Promotor de Justiça do Meio Ambiente da Comarca de Dourados (MS), Amílcar Araújo Carneiro Júnior, firmou acordo judicial que promove a parceria da Administração Municipal, por meio do Imam (Instituto de Meio Ambiente de Dourados), o qual possibilitará a destinação correta dos restos de construção civil, evitando os corriqueiros prejuízos ao meio ambiente.

A parceria constitui na disponibilização, a partir de quinta-feira (23/11), de caçambas para a coleta dos resíduos da construção civil para pequenos usuários, inicialmente, nos ecopontos do Parque do Lago (rua Lindalva Marques), Vila Cachoeirinha e Parque das Nações.

Conforme explica o diretor-presidente do Imam, arquiteto Fábio Luís da Silva, a iniciativa tem como objetivo o encaminhamento correto das sobras de construção civil, "evitando que sejam descartadas às margens das vias públicas ou terrenos baldios, o que, além de prejudicar o meio ambiente, acaba se transformando também em problema de saúde, por favorecer os vetores de doenças como dengue, entre outras”.

Ainda, conforme explica Fábio Luís, a empresa do ramo fará periodicamente a coleta do material descartado, utilizará o que for reaproveitável e o restante será corretamente descartado, de maneira que não prejudique o meio ambiente. "É preciso, também, que a população se conscientize que não é correto descartar lixo nas vias públicas e procure utilizar as caçambas para o descarte do material. Assim, estará contribuído com a campanha por uma cidade mais limpa e mais linda", sugere o diretor.

Texto: Promotoria de Justiça com informações do Agora MS – editado por Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS

Foto: A. Frota