Os Procuradores-Gerais de Justiça Paulo Cezar dos Passos do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul e Mauro Curvo do Ministério Público de Mato Grosso realizaram nesta quinta-feira (09/11) abertura do evento “MP sem Divisa – Integração pelo Resultado”.

Idealizado pelos Procuradores-Gerais de Justiça do MPMS e MPMT, o projeto visa a troca de expertise entre os dois Ministérios Públicos.

A mesa da solenidade também foi composta pelo Corregedor-Geral do MPMS, Marcos Antonio Martins Sottoriva; pelo Promotor de Justiça e Supervisor de Planejamento e Gestão Estratégica do MPMS, Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa; pela Promotora de Justiça e Secretária-Geral de Administração do MPMT, Anne Karine Louzich Hugueney; e pelo Promotor de Justiça e Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP), Lindomar Tiago Rodrigues.

Em seu discurso, o Procurador-Geral de Justiça do MPMT, Mauro Benedito Pouso Curvo saudou o Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos e também os Promotores de Justiça Anne Karine Louzich Hugueney e Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa por toda a dedicação na concretização do projeto.

Sobre os projetos apresentados pelo MPMS em Cuiabá, o Procurador-Geral de Justiça do MPMT disse que são fantásticos no sentido de resolver os problemas enfrentados no Estado. “O interessante é que depois de muitos anos da divisão do Estado construímos um projeto de integração entre os Ministérios Públicos e percebemos que enfrentamos problemas muito parecidos. Nós não existimos por outro motivo a não ser prestar serviços à sociedade que só tem a ganhar com este projeto”, ressaltou.

O Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos agradeceu a presença de todos os Membros e servidores do MPMS e do MPMT e destacou que o Ministério Público é único e indivisível e essa unidade da Instituição tem que se traduzir em ações que auxiliam o cidadão. Ele reforçou ainda a importância do projeto para o MPMS “essa troca de experiências, esse aprendizado, que é perene, com os colegas de Mato Grosso vai permitir que nós do Mato Grosso do Sul possamos atender a sociedade sul-mato-grossense melhor”.

Na sequência, o Promotor de Justiça Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa apresentou o projeto “MP sem Divisa – Projetos: caminho certo para a integração”.

Durante os dois dias de programação acontecerá um ciclo de palestras em que Membros e servidores do Ministério Público do Mato Grosso vão apresentar projetos desenvolvidos pela Instituição.

A primeira palestra foi proferida pelo Promotor de Justiça MPMT, Gerson Natalício Barbosa, que apresentou o projeto “Água para o Futuro”.

Em seguida o Promotor de Justiça do MPMT, Leandro Túrmina, falou sobre “Urbaniza Colniza”.

Na sequência os servidores Flávia Renata Beppu e Alex Magalhães Dias, apresentaram o projeto “Cutchitcho Aberto”.

Para finalizar o primeiro dia de evento o Promotor de Justiça do MPMT, Adriano Augusto Streicher Souza e o servidor Renato Antônio Nasser Paquer apresentaram a iniciativa “Gabinete na Palma da Mão”.

Tempo real

O Ministério Público Estadual fez a primeira transmissão em tempo real para todos os Membros, Assessores e Técnicos do MPMS, via vídeo conferência, do evento “MP Sem Divisa”.

Esta inovação é um marco para a Instituição que vem avançando no emprego de novas tecnologias para atender com maior eficiência a sociedade e oferecer aos seus colaboradores ferramentas modernas que vão trazer melhorias no ambiente de trabalho.

Comitiva MPMS

No dia 04 de outubro o Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos e a comitiva do MPMS formada pelos Promotores de Justiça Paulo César Zeni, Assessor Especial; Antonio André Davi Medeiros, Coordenador do Daex e CI; Jiskia Sandri Trentin, Assessoria da Corregedoria-Geral do MPMS; e Victor Leonardo de Miranda Taveira; e pelos servidores Myrian Raquel Rodrigues, Daniel Duarte e Reginaldo Vilanova estiveram em Cuiabá (MT).

Na ocasião os Procuradores-Gerais de Justiça dos Ministérios Públicos de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso assinaram Termo de Cooperação Técnica para concretizar o Projeto “MP Sem Divisa”.

Os representantes do MPMS apresentaram oito projetos de sucesso da Instituição: Gestão por Competências, @serviços, Sistema de Ponto, Portal Daex, Sisdrogas, Sistema Horus, Operação Deriva e Artesão Livre.

Texto: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS

Fotos: Ana Paula Leite e Edivânia Cunha de Oliveira/estagiária Assecom MPMS