Em comemoração à Semana Alusiva ao Dia Nacional da Consciência Negra, a Procuradora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva Passos foi homenageada nesta quarta-feira (22/11) pela Vereadora Cida Amaral, em sessão solene, com a outorga da Medalha Legislativa Zumbi dos Palmares.

Para compor a mesa, durante o evento, foram convidados: o Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, Paulo Cezar dos Passos; a Vereadora e proponente da solenidade, enfermeira Cida Amaral; a Procuradora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva Passos; o Juiz aposentado Aleixo Paraguassu Netto, fundador do Instituto Luther King; o Vereador Odilon de Oliveira Jr.; a Professora Doutora Raimunda Luzia de Brito, do Coletivo de Mulheres Negras de MS; e o Subsecretário de Defesa dos Direitos Humanos da Prefeitura de Campo Grande, Ademar Vieira Jr.

Em nome dos homenageados, a Procuradora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva Passos usou a palavra destacando a importância do Dia da Consciência Negra. “Este dia é necessário para que a maior chaga da humanidade, que atingiu parte significativa dos brasileiros, jamais seja esquecida: a luta pela liberdade, pela igualdade e contra a opressão, [luta] representada por Zumbi dos Palmares, jamais seja esquecida. Sem dizer da contribuição do povo africano na formação da cultura brasileira em todas as áreas”, explicou.

A Procuradora de Justiça ainda ressaltou os dados da desigualdade e do preconceito racial no Brasil. “Lamentavelmente saímos da condição de escravos para integrarmos a massa de desempregados, ou sermos os trabalhadores mais mal remunerados, bem como as maiores vítimas das violências. São mais de três séculos de escravidão e a população negra jamais foi direcionada com políticas públicas para sair dessa situação de vulnerabilidade. Os negros representam 54% da população no Brasil, mas são 71% das vítimas de homicídio. O índice da mortalidade é tão elevado que já se fala em genocídio. Isso demonstra que não vivemos em uma democracia racial. Nós, negros, temos inteligência e capacidade para fazer o que quisermos, basta termos oportunidade”, revelou.

Por fim, a Procuradora de Justiça aproveitou a oportunidade para parabenizar a inciativa do Procurador-Geral de Justiça, Paulo Cezar dos Passos, pela implantação de política de inclusão no MPMS. “Foram implantadas cotas para negros: [nos certames de] estagiários, servidores e, agora, pela primeira vez, o edital do próximo concurso para o cargo de Promotor de Justiça Substituto também terá cotas para negros. Tudo implantado nesta atual gestão. É disto que precisa a população negra: de inclusão”, afirmou.

A solenidade, que estava lotada, foi realizada no Plenário Oliva Enciso, da Câmara Municipal de Campo Grande.

Texto: Elizete Alves/Jornalista – Assecom MPMS

Fotos: Bruno Ribeiro/Câmara Municipal de Campo Grande