Os Membros, Antonio Siufi Neto, Evaldo Borges Rodrigues da Costa e Celso Antônio Botelho de Carvalho em 21 de dezembro de 1987 ingressavam na carreira de Promotor de Justiça no Ministério Público de Mato Grosso do Sul, por meio do VI Concurso realizado, pelo então Procurador-Geral de Justiça Wagner Crepalpi. Na época a Comissão do Concurso foi composta pelos Procuradores de Justiça José Rosa, Afonso Nunes da Cunha, Ovídio Pereira, e pelo representante da OAB, o Advogado Renê Siufi.

Neste 21 de dezembro de 2017, 30 anos se passaram e hoje já como Procurador de Justiça, Evaldo Borges Rodrigues da Costa, relembra a longa trajetória na Instituição. “A Turma do VI Concurso de Ingresso no MPMS, tomou posse perante o então Governador do Estado, Marcelo Miranda dos Santos, em solenidade realizada na antiga Câmara dos Vereadores, que funcionava junto ao Paço Municipal. Foram aprovados os candidatos Edilson Mougenot Bonfim, Ercílio Antônio Comparin (aposentado), Tânia Gonçalves Fernandes, Leni Menegazzo ,Eu, Antônio Siufi Neto e Celso Antônio Botelho de Carvalho. O primeiro colocado, Edilson, não chegou a tomar posse, tendo ingressado no MP/SP. Os demais, com exceção de mim, do Siufi e do Celso, não estão mais na ativa. Foi patrono da turma o saudoso Dr. Davi Rosa Barbosa, que fez um brilhante e emocionado discurso, enalteceu as conquistas do Ministério Público que estavam por vir na constituição de 1988”.

Para o Procurador de Justiça Antonio Siufi Neto, “são trinta 30 anos vividos e dedicados ao nosso Ministério Público Sul-Mato-Grossense, que ajudamos a construir, nos diversos cargos e funções que ocupamos, e, nossa missão foi ajudar a Instituição a assumir seu papel social e político, lutando pela inclusão dos despossuídos, protegendo-os efetivamente em seus direitos fundamentais, e, por consequência, fortalecendo-lhes a crença do valor inquestionável da cidadania. Finalizo dizendo: nunca lutei para angariar simpatias, lutamos pela distribuição da justiça!!!”

A emoção tomou conta do Promotor de Justiça Celso Antônio Botelho de Carvalho nesse dia de comemoração, “ser Promotor de Justiça, foi o meu maior sonho realizado na vida. Se tivesse outras vidas em todas elas lutaria para ser Promotor de Justiça. Esses 30 anos de serviços prestados, na realidade, parecem três anos, em virtude do amor que tenho pela minha profissão. Me resta pedir desculpas a alguns colegas, a Administração Superior, outros servidores e principalmente a sociedade por eventuais faltas, mas que ocorreram pensando que eu estava certo. Farei de tudo nesses três últimos anos, que pretendo trabalhar para depois me aposentar para exercer minhas funções de forma que possa ocorrer o menor número de falhas possíveis”. Celso Antônio Botelho de Carvalho encerra suas palavras desejando a todos um 2018 cheio de saúde e realizações.

Texto: Waleria Leite – Assessora de Comunicação / Jornalista

Imagem: ASSECOM