O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul lançou no VII Congresso Estadual o hotsite do Memorial da Instituição desenvolvido pela Assessoria de Comunicação sob a supervisão da Procuradora de Justiça Ariadne de Fátima Cantú da Silva.

O Memorial virtual foi disponibilizado nesta sexta-feira (01/12) com acesso pelo portal do Ministério Público Estadual com a honrosa missão de resgatar a história do MPMS.

A Instituição vem alimentando o Memorial virtual com documentos, fotos e fatos que marcaram e fazem parte da história do MPMS desde sua instalação em 1979, e tem como intuito contribuir para o fortalecimento da credibilidade do Ministério Público Estadual, que trabalha diária e ininterruptamente na defesa da ordem jurídica e dos interesses da sociedade.

Para a Supervisora da Assessoria de Comunicação Ariadne de Fátima Cantú da Silva contar a história do Ministério Público, é contar a história da construção do Estado de Mato Grosso do Sul e valorar o importante papel de cada um dos Membros na construção e transformação do Estado. Ela explicou ainda que o lançamento do hotsite do Memorial faz parte do projeto “Especial 40 anos”, que vai tornar público todas as ações e circunstâncias que foram transformadoras e importantes para a Instituição. “Contamos com a colaboração de todos os colegas para contar todas essas histórias”, destacou.

Em 2019 o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul vai comemorar 40 anos da sua existência e para o Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos o lançamento do projeto de Memorial irá resgatar histórias e memórias da Instituição e para tanto é imprescindível a participação dos Membros e servidores. “Precisamos que os colegas e servidores contem suas histórias, contem a população e a todos como o Ministério Público foi construído, e como o Estado ao longo desses 40 anos foi transformado pela atuação firme, ética e moral da Instituição”, ressaltou.

Projeto “Especial 40 anos”

Prestes a completar 40 anos, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul, dá início a uma série de ações até janeiro de 2019, para lançar um Especial Comemorativo.

Assista o vídeo de lançamento no hotsite do Memorial e acompanhe as histórias que transformaram o Estado na garantia dos direitos da sociedade.

História

O Memorial do Ministério Público foi criado em 2008 com o objetivo de realizar um trabalho sistemático de preservação do seu acervo histórico, assegurando à administração e aos cidadãos o acesso às informações e à proteção de direitos.

A Constituição Federal atribuiu competência comum à União, aos Estados e aos Municípios para a proteção dos documentos, das obras e de outros bens de valor histórico, artístico e cultural. O Ministério Público de Mato Grosso do Sul assume essa causa, valorizando os esforços daqueles que passaram, fortalecendo a história de seu povo.

Texto: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS