Foi celebrado entre o Ministério Público de Mato Grosso do Sul, por meio da Promotora de Justiça Andréia Cristina Peres da Silva, titular da 42ª Promotoria de Justiça de Campo Grande e o Município de Campo Grande acordo para recomposição da vegetação nativa da área de preservação permanente da vereda contígua ao córrego Bandeira no trecho ente as avenidas Gabriel Del Pino e Rita Vieira de Andrade.

O Município de Campo Grande reconheceu que as áreas públicas estão localizadas 100% em área de preservação permanente da vereda do Bandeira e que não pode ser ocupada por nenhuma atividade.

O Município de Campo Grande se comprometeu a desfazer qualquer estrutura ou ocupação existente na vegetação e nas áreas de preservação permanente da vereda no trecho.

Outra obrigação do Município de Campo Grande é a de executar a sinalização por meio de placas informativas sobre a existência da área legalmente protegida E promover, continuamente, sua manutenção.

As veredas são também conhecidas como o oásis do cerrado por serem de fundamental importância para a produção de água.

Por sua característica de umidade, as veredas participam do controle do fluxo do lençol freático e regulam o equilíbrio dos cursos d’água. Também constituem em importante refúgio fauno florístico.

No local objeto do acordo existem diversos olhos d'água que, a pedido da 42ª Promotoria de justiça, estão sendo identificados e delimitados pelo município de campo grande.

Texto: Elizete Alves/Jornalista – Assecom MPMS

Fotos: Arquivo