O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul inaugurou, nesta terça-feira (12/12), o edifício-sede das Promotorias de Justiça da Comarca de Naviraí (MS) “Dr. Roberto Luiz Mafra Machado de Castro”.

A solenidade foi presidida pelo Procurador-Geral de Justiça, Paulo Cezar dos Passos, e contou com a presença do Prefeito do Município, José Izauri de Macedo; do Procurador-Geral Adjunto de Justiça Jurídico, Humberto de Matos Brittes; do Ouvidor do MPMS e Procurador de Justiça, Silasneiton Gonçalves; do Procurador de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Patrimônio Público e Eleitorais, Antonio Siufi Neto; do Promotor de Justiça e Chefe de Gabinete do PGJ, Alexandre Magno Benites de Lacerda; da Secretária-Geral do MPMS e Promotora de Justiça, Bianka Karina Barros da Costa; e dos Promotores de Justiça Paulo da Graça Riquelme de Macedo Júnior, Daniel Pivaro Stadniky, Letícia Rossana Pereira Ferreira Berto de Almada, Gustavo Henrique Bertocco de Souza, substituto; além de demais Membros, servidores e autoridades locais.

No seu discurso, o Promotor de Justiça Paulo da Graça Riquelme de Macedo Junior falou sobre a importância da inauguração e agradeceu os esforços da Administração Superior do MPMS que garantiu os recursos necessários para a execução da obra e também a Prefeitura de Naviraí que efetuou a doação do terreno. Ele ressaltou que Naviraí é uma das cidades mais importantes do Estado e está em constante crescimento, apesar da crise que enfrenta o país, e isso exige um esforço redobrado de todos os representantes do MPMS na Comarca. “Quanto maior o desafio, maior nosso esforço e também nossa perseverança. A inauguração de um prédio moderno é motivo de muita alegria. A estrutura é do Ministério Público, mas a casa é da população de Naviraí”, destacou.

O Prefeito de Naviraí José Izauri de Macedo disse que a inauguração do edifício-sede é um momento de extrema importância para a cidade não apenas pelo belo prédio que enfeita o Município, mas sobretudo, porque o Ministério Público se prepara para prestar mais serviços à população “o Ministério Público tem sido um guardião tão efetivo nas garantias dos direitos da nossa sociedade e é necessário que esteja aparelhado para poder exercer este trabalho tão relevante”. Para ele, na parte do poder executivo e legislativo, é uma imensa satisfação ter contribuído para a implantação da obra. “O Município é parceiro do Ministério Público e de todas as Instituições que buscam aqui em Naviraí realizar o seu trabalho realmente voltado para atender os interesses da nossa sociedade”, comemorou.

O Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos deu início a sua fala cumprimentando o Prefeito, os representantes dos poderes executivo, legislativo e judiciário e, em especial, os colegas do Ministério Público e servidores que atuam em Naviraí. Ele agradeceu ao Procurador-Geral Adjunto de Justiça Jurídico, Humberto de Matos Brittes, que foi o Procurador-Geral de Justiça que o antecedeu e que teve a ideia de construir em Naviraí uma obra que atendesse não só as demandas atuais mas as necessidades futuras do Ministério Público e da sociedade do Município.

Sobre a inauguração, o Procurador-Geral de Justiça disse que o novo prédio do Ministério Público é um lugar não só para ser visto mas é um lugar aberto à sociedade de Naviraí “Este prédio bonito, confortável, acessível não é apenas um prédio, é uma casa de cidadania aberto à população onde temos um ideal que é trabalhar pela construção de uma sociedade melhor”. Aos Promotores de Justiça que atuam na Comarca, o Procurador-Geral de Justiça elogiou o trabalho que eles vêm exercendo e honrando a Instituição.                                   

A apresentação cultural foi realizada pela Banda Musical Tom Jobim, sob a regência do Maestro Kleiton Miranda.

Estrutura

O novo edifício-sede tem capacidade para abrigar cinco Promotorias de Justiça. As novas instalações vão contar com uma recepção, uma sala de reunião, uma sala de espera especial, uma sala para Assistente Social, uma sala para Psicólogo, uma copa, área de serviço, uma sala para arquivo e uma sala para o Centro de Processamento de Dados (CPD), totalizando uma área construída de 761,00 m².

As instalações possuem ainda sistema de reuso de água da chuva e foram adequadas para atender às normas de acessibilidade.

Texto e fotos: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS