O Ministério Público do Estado de Mato Grosso realizou, nesta quinta-feira (14/12), a última Reunião Ordinária do Colégio de Procuradores de Justiça do ano de 2017 presidida pelo Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos.

Em comemoração ao dia do Ministério Público, o Procurador-Geral de Justiça apresentou um vídeo institucional em homenagem à Instituição. Na ocasião, o Procurador-Geral parabenizou todos os Membros e Servidores do MPMS pela atuação e dedicação à Instituição.

Durante a Reunião, a Secretária-Geral do MPMS Bianka Karina Barros da Costa, entregou aos Procuradores a nova carteira funcional, que será um instrumento de acesso à Procuradoria-Geral. A primeira carteira foi entregue ao Procurador de Justiça Sérgio Luiz Morelli, decano do Colégio de Procuradores.

No uso das comunicações, vários Procuradores usaram a palavra para agradecer e homenagear servidores e membros que durante todo o ano desempenharam com êxito suas funções no Ministério Público Estadual.

O Procurador-Geral Adjunto de Justiça Jurídico, Humberto de Matos Brittes, aproveitou a oportunidade para lembrar que há exatamente 29 anos tomavam posse como Promotores de Justiça no MPMS, além dele os atuais Procuradores: Belmires Soles Ribeiro, Marigô Regina Bittar Bezerra, Adhemar Mombrum de Carvalho Neto, Nilza Gomes da Silva, Silvio Maluf, e hoje os aposentados, Amilton Plácido da Rosa e Aparecido José do Carmo. O Procurador lembrou ainda dos colegas João Heliofar de Jesus Villar e Ronivan Peixoto de Morais.

Entre os assuntos Institucionais, o Colégio de Procuradores aprovou, por unanimidade, o Plano Geral de Atuação do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul e o calendário das reuniões ordinárias do Colégio para o ano de 2018.

O Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos apresentou, durante a reunião, os projetos Mapa do Crime e Mapa Social desenvolvidos pela Secretaria de Planejamento Estratégico e pela Secretaria de Tecnologia da Informação do MPMS. Com o projeto Mapa do Crime, os membros poderão se informar do local e tipos de crimes em cada município de Mato Grosso do Sul. Já o Mapa Social dispõe de dados dos municípios do Estado de Mato Grosso do Sul: educação, saúde, Índice de desenvolvimento humano, e o impacto da atuação do Ministério Público em cada município.

“É um instrumento de transparência, de consulta e de guia para atuação do Membro do Ministério Público. Nós estamos construindo um banco de dados que tende a ser o melhor banco de dados de informação do Estado de Mato Grosso do Sul”, declarou o Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos.

 

Texto e foto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom