O Procurador de Justiça e Ouvidor do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul Silasneiton Gonçalves participou nesta semana em Brasília, da primeira reunião da Comissão do Conselho Nacional de Ouvidores do Ministério Público (CNOMP), responsável por elaborar o planejamento estratégico do setor.

A reunião que ocorreu nos dias 20 e 21 de fevereiro, na sede do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), teve como o objetivo uniformizar o trabalho e definir prioridades para as ouvidorias de todos os Ministérios Públicos do Brasil.

Dentre os membros participantes da comissão, destaca-se o Procurador de Justiça e Ouvidor do Ministério Público do Mato Grosso do Sul, Silasneiton Gonçalves, que auxiliou na criação do relatório conclusivo, opinando pela elaboração do planejamento estratégico do CNOMP.

O Procurador de Justiça Silasneiton Gonçalves ressalta que o Planejamento Estratégico é uma ferramenta institucional de extrema relevância, eis que sua finalidade se traduz na busca de resultados efetivos quanto aos trabalhos a serem desenvolvidos pelas Ouvidorias, que são verdadeiros receptáculos das demandas da sociedade.

A diretora-secretária do CNOMP e ouvidora do MP do Maranhão, Rita de Cássia Baptista, prevê que o esboço inicial do projeto seja apresentado na próxima reunião ordinária do Conselho, nos dias 15 e 16 de março: “Vamos detectar pontos em que a atuação do Conselho precisa se fortalecer. Dessa forma, saberemos qual o melhor caminho para alinhar o discurso à prática”, conta.

A reunião contou ainda com a presença do Promotor de Justiça Alexandre Jésus Santiago, que atuou como diretor de planejamento e gestão no MP de Rondônia e possui experiência no assunto: “Fizemos uma pesquisa com o Conselho Nacional do MP (CNMP) e com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para observar as metodologias de planejamento. Optamos por uma chamada balanced scorecard (Indicadores Balanceados de Desempenho), com a qual obtivemos bons resultados no meu estado e conseguimos implementar uma administração por projetos”, explica.

A comissão de elaboração do planejamento estratégico foi criada na gestão da presidente do CNOMP e ouvidora do MPDFT, Rose Meire Cyrillo. Ela é integrada pelo vice-presidente e ouvidor de Rondônia, Héverton Aguiar; pela secretária e ouvidora do MP do Maranhão, Rita de Cássia Baptista; pela vice-diretora regional para o Centro-Oeste e ouvidora do MP de Goiás, Orlandina Brito Pereira; e pelo ouvidor do MP do Mato Grosso do Sul, Silasneiton Gonçalves.

 

Texto: Ouvidoria do MPMS com edição de Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom

Foto: MPDTF