Mais de mil alunos de escolas públicas, do Município de Eldorado, participaram do Ciclo de Palestras "Como alcançar igualdade entre homens e mulheres", realizado nos dias 26 e 27 de fevereiro, no Município. O evento é uma parceria entre o Ministério Público de Mato Grosso do Sul, o CREAS e a Defensoria Pública do Estado.

As temáticas: “O papel do homem no combate à desigualdade entre gêneros”; “O empoderamento da mulher como mecanismo de combate à desigualdade e abusos”; e “Os mecanismos legais de proteção à mulher”, foram explanadas pelo Defensor Público de Eldorado, Guilherme Lunelli; pelo Promotor de Justiça de Eldorado Felipe Marques e pela Delegada de Polícia (PR), Bárbara Strapasson.

As Palestras foram ministradas para os alunos da 7ª séria do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio das Escolas Estaduais: Sebastião de Paula, Eldorado e 13 de Maio, além da Escola Municipal Sebastião de Paula.

De acordo com o Promotor de Justiça Felipe Almeida Marques, "A violência de gênero e a desigualdade entre homens e mulheres, infelizmente, é uma realidade em nosso País, no nosso Estado e em Eldorado, perfazendo em média metade dos processos judiciais criminais desta comarca.

O Promotor de Justiça ressalta ainda que a proposta do ciclo de palestras é de conscientizar a juventude do problema e formar agentes multiplicadores, com foco no novo papel do Ministério Público, ao lado dos demais agentes sociais e voltando os olhos para as efetivas mudanças na comunidade que está inserido, por meio da educação e informação.

Texto: Elizete Alves/Jornalista- Assecom MPMS

Fotos: Arquivos