O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul realiza, nesta sexta-feira (09/03), a 2ª Etapa do Ciclo de Palestras “Atuação Prática na Região de Fronteira”.

O evento que acontece no Cine São José, em Bela Vista (MS), tem o objetivo de promover a integração institucional entre o Ministério Público e as forças policiais, através de palestras e debates, em que são abordados temas relevantes que fazem parte do cotidiano da atividade policial tendo como enfoque a visão do Ministério Público, buscando com isso, um aumento da eficiência de todo sistema penal.

A mesa solene foi composta pelo Procurador de Justiça, Paulo Cezar dos Passos; pelo Promotor de Justiça e Coordenador do Núcleo Criminal, Fabio Ianni Goldfinger; pelo vice-Prefeito de Bela Vista, Gabriel Boccia, representando o Prefeito Reinaldo Miranda Benites; pelo Presidente da Câmara Municipal, Demécio Takeshi Higa; pelo Comandante da Polícia Militar, Major Oscar Leite Ribeiro; pelo 1º Sargento da PM, Matheus Benites, representando o Sargento Taylor Barbosa Mello; pelo Tenente Coronel Ivan Dias Fernandes Júnior, Comandante do 10º RC MEC; pelo 3º Sargento da PM Paulo Sergio da Silva, representando o Tenente PM Joicemir Ferreira Bica, Comandante da PM de Nioaque; o Comandante da PM de Jardim, Admilson Cristaldo Barbosa; pelo Tenente Cel Carlos Magno da Silva, Comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar em Ponta Porã; pelo Cel PM Alirio Villasnti Romero, Diretor Geral da Policlínica da PMMS e Presidente da Associação dos Oficiais Militares de MS (AOFMS); pelo Ten Cel PM Gilberto Lino de Souza, Sub-Diretor do DOF de Dourados; e pelo Presidente da CONSEG Bela Vista, Cassemiro Alves Correa.

O Comandante da PM de Jardim, Admilson Cristaldo Barbosa, disse que é a primeira vez que ele participa de um evento tão importante para a região. “Em dois anos que estou à frente da Polícia Militar em Bela Vista é a primeira vez que vejo um trabalho como este do Promotor de Justiça William Marra Silva Júnior, e é inédito. Somos felizardos em estarmos aqui hoje”, comemorou.

Em sua fala, o Procurador de Justiça Paulo Cezar dos Passos ressaltou a importância da integração entre as Instituições sempre atuando em prol de uma sociedade melhor. “Espero que este ciclo de palestras possa agregar mais valores em relação a nossa atuação e que possamos fazer jus a confiança que a sociedade deposita em nós”, finalizou.

Dando início aos trabalhos, a Promotora de Justiça Substituta de Porto Murtinho (MS), Juliana Pellegrino Vieira, abordou o tema “Lei Maria da Penha e Atuação Prática”.

Na sequência, o Promotor de Justiça, Alexandre Estuqui Junior, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Bonito (MS), falou sobre a “Persecução Criminal nos Atos Infracionais”.

Já no período vespertino, o Promotor de Justiça, Luiz Eduardo Sant’Anna Pinheiro, da Promotoria de Justiça de Bela Vista, explanou o tema: “Prova Policial e Processo Judicial/Aspectos Processuais”.

O encerramento do evento ficará a cargo do Promotor de Justiça, William Marra Silva Júnior, também da Promotoria de Justiça de Bela Vista que vai abordar o tema “Audiência de Custódia e Atividade Policial”.

O 1º Ciclo de Palestras aconteceu no Município de Amambai (MS) e reuniu mais de 100 pessoas, dentre elas: Policiais Rodoviários Estaduais, Policiais Militares, Policiais Civis, Policiais Militares Ambientais, Policiais do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) e acadêmicos.

Texto: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS