Neste dia 16 de março, Dia Nacional do Ouvidor, a Ouvidoria do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul comemora o alto desempenho e o estabelecimento da Ouvidoria como canal de comunicação entre a Instituição e a sociedade sul-mato-grossense.

Desde sua criação, em 16 de julho de 2009, a Ouvidoria do MPMS já recebeu cerca de 22.300 mil manifestações. Somente nos dois primeiros meses deste ano, registraram-se 724 manifestações feitas pelo cidadão nos diversos canais de atendimento, entre formulário eletrônico, telefonema, e-mail, correspondência e presencial.

Diversas ações de divulgação e execução de projetos contribuíram para a Ouvidoria ser conhecida perante os 79 municípios, seus distritos e comunidades, em que os manifestantes têm demonstrado confiança em expor denúncias, reclamações, sugestões e elogios pelas formas de interação com os serviços do MPMS.

A capacitação de pessoal e as ferramentas de atendimento, como a implantação do SAJ-MP (Sistema de Automação da Justiça – Ministério Público), favorecem a qualidade e a obtenção de resultados, os quais estão associados à rapidez e à precisão nos encaminhamentos da Ouvidoria para a atuação dos Órgãos de Execução de todo o Estado, que têm atendido cada vez melhor as demandas da sociedade.

Essa qualidade também se faz presente na responsabilidade da Ouvidoria pelas demandas previstas na LAI – Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011), sendo este órgão competente para receber solicitações de informações ou algum dado que eventualmente não se encontre no Portal do MPMS.

O Portal da Ouvidoria do MPMS pode ser acessado no endereço https://www.mpms.mp.br/ouvidoria.

Texto: Ouvidoria – editado por Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS

Fotos: Ouvidoria