A Procuradora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva ministrou, na tarde da última quinta-feira (8/3), a palestra “Discriminação em razão de gênero” para mulheres na CEDEG/APAE em Campo Grande. 

A pedido do Clube de Mães de Crianças com deficiência, a Procuradora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva representou o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul e tratou de um assunto que tem sido um problema tão alarme na sociedade brasileira: a violência contra a mulher.

A Procuradora elucidou questões que ainda geram dúvidas, como as formas de violência, exemplificando situações, para que todas as mulheres presentes na plateia pudessem entender de uma forma clara e objetiva que a violência se configura não só de forma física, mas também psicológica, patrimonial e sexual. A Procuradora de Justiça apresentou ainda os Marcos Legais Nacionais e Internacionais de enfrentamento à violência contra as mulheres, sintetizando os dispositivos da Lei 11.340/2006 (Lei Maria da Penha) e a Lei 13.104/2015 (Lei do Feminicídio).

Ao final, a Procuradora de Justiça com um discurso empoderado, falou às mulheres sobre como fazer denúncias em caso de violência. Para a Procuradora de Justiça Jaceguara, romper o ciclo é uma das coisas mais difíceis para uma mulher, por isso a importância da ajuda:

“As mulheres precisam ajudar outras mulheres que vivem em situações de violência. A denúncia pode ser feita de forma anônima e essa atitude pode salvar a vida de uma sobrinha, filha, vizinha, amiga ou qualquer outra mulher que esteja passando por uma situação de violência e que está perto de você, denuncie!”

A Procuradora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva recebeu ainda uma homenagem do Presidente da APAE, Antônio José dos Santos Neto e da Presidente do Clube de Mães Maria Ferreira de Souza.

 

Texto e foto: Ana Carolina Vasques/ Jornalista-Assecom