O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul e o Ministério Público de Mato Grosso realizaram nesta quinta-feira (05/04) o encerramento do Projeto “Por um Conselho Tutelar Sem Divisas – Agindo localmente, pensando globalmente”. A iniciativa é um desdobramento do Projeto “MP Sem Divisa” que busca a integração dos Ministérios Públicos dos Estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, por meio de compartilhamento de experiências e boas práticas.

O projeto que foi conduzido pelo Promotor de Justiça de Sonora (MS), Adriano Barrozo; e pela Promotora de Justiça de Itiquira (MT), Ludmilla Evelin de Faria Santana Cardoso; tem como objetivo a interação entre os Conselhos Tutelares de ambos os Munícipios, entre os Conselhos Municipais e a consolidação da Rede Interestadual de Proteção à Criança e ao Adolescente.

A mesa da solenidade foi composta pelo Procurador-Geral de Justiça de Mato Grosso do Sul, Paulo Cezar dos Passos; pelo Procurador de Justiça da Procuradoria Especializada em Defesa da Criança e do Adolescente em Mato Grosso, Paulo Roberto Jorge do Prado, representando o Procurador-Geral de Justiça de Mato Grosso, Mauro Benedito Pouso Curvo; pelo Promotor de Justiça e Chefe de Gabinete do PGJ, Alexandre Magno Benites de Lacerda; pelo Promotor de Justiça da Comarca de Sonora, Adriano Barrozo; pela Promotora de Justiça de Itiquira, Ludmilla Evelin de Faria Santana Cardoso; pelo Prefeito de Sonora, Enelto Ramos; pelo Presidente da Câmara de Sonora, vereador Exequiel Reginaldo dos Santos; e pela Secretária de Assistência Social de Sonora, Rosimeire Andrade Siqueira Quadros.

Em sua fala, o Procurador de Justiça Paulo Roberto Jorge do Prado ressaltou a importância da união dos dois estados para trabalhar em prol da sociedade. “Dividiram o estado, mas não dividiram o nosso Brasil. Existe apenas um rio que separa os Municípios, mas os sonhos, as alegrias, as dificuldades e os acertos são comuns, tanto do lado de lá como do lado de cá. E é bom, que possamos estar juntos pensando em um MS e MT forte”. Sobre a importância da implementação do Projeto que visa a proteção de crianças e adolescentes de Sonora e Itiquira, o Procurador de Justiça comemora “é uma satisfação para o Ministério Público do Mato Grosso estar presente neste evento para conversarmos, dialogarmos sobre o presente e o futuro, do social da criança e do adolescente”.

Para o Procurador-Geral de Justiça de Mato Grosso do Sul, Paulo Cezar dos Passos, o Projeto “Por um Conselho Tutelar Sem Divisas – Agindo localmente, pensando globalmente”, foi criado e idealizado pensando no povo, e o Ministério Público trabalha para o povo. “Nós Procuradores e Promotores de Justiça existimos em razão da sociedade”. O Procurador-Geral de Justiça parabenizou o trabalho desenvolvido pelos Promotores de Justiça Adriano Barrozo e Ludmilla Evelin de Faria Santana Cardoso, juntamente com os Conselhos Tutelares por tornarem real aquilo que a Constituição Federal diz “que a nossa criança e o nosso adolescente são sim prioridade absoluta para cada um de nós”. Paulo Passos ressaltou ainda “é uma honra estar aqui em Sonora, e é uma honra para Mato Grosso do Sul e Mato Grosso ter Promotores da extirpe, do comprometimento e paixão que o Adriano e a Ludmilla demonstraram. Podem contar com o apoio do MPMS e MPMT sempre”.

O Promotor de Justiça Adriano Barrozo fez uma breve explanação sobre a iniciativa e agradeceu o apoio do Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos na realização do projeto. Ele agradeceu também a parceria da Promotora de Justiça Ludmilla Evelin de Faria Santana Cardoso pela generosidade e presteza por confiar a divisão de um trabalho que transcendeu os limites dos Munícipios. O Promotor destacou ainda o trabalho dos integrantes dos Conselhos Tutelares de Sonora e itiquira, além dos demais componentes da Rede de Proteção dos respectivos Municípios.  

A palestra magna do evento foi proferida pelo Procurador de Justiça da Procuradoria Especializada em Defesa da Criança e do Adolescente em Mato Grosso, Paulo Roberto Jorge do Prado com o tema: “A importância da atuação e fortalecimento dos Conselhos Tutelares”.

Texto e foto: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS