Começou nesta segunda-feira (09/04) a 1ª Reunião Ordinária de 2018 do Fórum Nacional de Gestão do Ministério Público (FNG/MP). O evento, que prossegue até esta terça-feira, dia 10, na Procuradoria-Geral do Trabalho, em Brasília-DF, foi aberto pelo Conselheiro Nacional do Ministério Público e Presidente da Comissão de Planejamento Estratégico (CPE/CNMP), Sebastião Caixeta.

O FNG tem por objetivo promover o debate, o estudo, a análise, a discussão, a harmonização, a articulação e a implementação das melhores práticas de gestão para o suporte às atividades-fim do Ministério Público.

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul participa do evento por meio do Procurador-Geral Adjunto de Justiça de Gestão e Planejamento Institucional, Olavo Monteiro Mascarenhas; da Promotora de Justiça, Assessora Especial e Membro da Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP, Ana Lara Camargo de Castro; e também dos Servidores Waléria Leite, Assessora de Comunicação e Jornalismo; Cynthia Maria Souza da Silveira, Assessora de Comunicação e Marketing; Valdemilson Massayoshi Thaada, Diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão; Fabiano Alves Davy, Diretor da Secretaria de Recursos Humanos; Reginaldo de Oliveira Vilanova, Chefe do Departamento de Planejamento e Gestão por Processos; e Myrian Raquel Rodrigues da Silva, Diretora da Secretaria de Tecnologia da Informação.

Na abertura, Sebastião Caixeta disse que os dois dias de evento serão de trabalho intenso, com a certeza de resultados bastante profícuos. “O FNG ressalta como é imprescindível o funcionamento competente da área-meio do Ministério Público brasileiro para que a atividade-fim possa render os frutos pelos quais a sociedade tanto espera. O principal objetivo é sempre prestar uma atividade relevante em prol da população brasileira”, falou.

Falou também durante a abertura do evento o vice-procurador-geral do Trabalho, Luiz Eduardo Guimarães Bojart, que considera o FNG extremamente importante e de grande repercussão no dia a dia institucional. “O Ministério Público brasileiro tem obrigações, deveres, requisitos e exigências muito rigorosas na gestão dos seus recursos públicos. Então, todo debate e aprofundamento que se faça para desenvolver nossa instituição no seu aspecto administrativo favorece nossa atuação-fim e beneficia toda a sociedade brasileira”, afirmou.

Também compuseram a mesa de abertura o Corregedor Nacional do Ministério Público, Orlando Rochadel Moreira; o Conselheiro do CNMP Lauro Machado Nogueira; e o Secretário-Geral Adjunto do Conselho, Roberto Fuina.

Após a abertura, o Procurador do Trabalho e Coordenador-Geral do FNG, Carlos Eduardo Almeida Martins de Andrade, conduziu a Plenária de nivelamento dos comitês.

As atividades prosseguem durante todo o dia com a reunião dos Representantes da Administração Superior (RAS) e dos comitês de comunicação, tecnologia da informação, gestão administrativa, gestão de pessoas e gestão orçamentária. Na terça-feira, pela manhã, as reuniões temáticas continuam e, à tarde, serão apresentados os trabalhos e as deliberações finais.

Clique aqui para ver a programação do FNG.

Texto: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS com informações do CNMP

Fotos: Assecom MPMS e CNMP