O XXVIII Concurso Público de Provas e Títulos para Ingresso na Carreira do Ministério Público, no Cargo de Promotor de Justiça Substituto, foi considerado o maior concurso da história da Instituição com o comparecimento de 3. 319 candidatos na prova, divididos em 95 salas. Houve 22.01% de abstenções. A prova preambular foi aplicada na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Muitos vieram de longe para prestar a prova, como é o caso do goiano Anddre Udyllo Gamal de Diniz Mesquita de 28 anos. Ele, que participa de concurso há um bom tempo, disse que a expectativa é sempre boa, porém como a prova é de nível alto e com candidatos muito bem preparados, a atenção e a tranquilidade têm que ser redobrada. “Como ritual antes da prova eu gosto de entrar uns cinco minutos antes, rezar e acalmar o coração para fazer uma prova tranquila”, explicou.

A Banca Examinadora composta pelo Procurador-Geral de Justiça, Paulo Cezar dos Passos; pelo Procurador de Justiça, Hudson Shiguer Kinashi; pelo Procurador de Justiça, Silvio Cesar Maluf; pela Procuradora de Justiça, Jaceguara Dantas da Silva; e pelo Advogado e representante da OAB/MS, Stheven Ouriveis Razuk, acompanhou todo o processo.

O Presidente da Comissão do Concurso, Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos ressaltou que o concurso foi um sucesso e a organização primou pela excelência. “Gostaria de agradecer aos servidores do MPMS, aos Membros da Comissão Hudson Shiguer Kinashi, Silvio Cesar Maluf, Jaceguara Dantas da Silva, além dos representantes da OAB/MS pelo excelente trabalho”. Paulo Cezar dos Passos salientou ainda a eficiência e profissionalismo da FAPEC, que prestou auxílio à Comissão do Concurso, e ao Promotor de Justiça e Chefe de Gabinete do PGJ, Alexandre Magno Benites de Lacerda, que também realizou um excelente trabalho junto à Comissão.

Sobre a divulgação do gabarito no mesmo dia da prova, o Presidente da Comissão Paulo Cezar dos Passos explicou que é para tornar o concurso mais transparente e mais célere e foi um fato inédito na história dos últimos concursos do Ministério Público brasileiro. “Isso é importante porque temos que ter respeito com aqueles que fazem o concurso porque serão futuros colegas do Ministério Público”, finalizou.

Do provimento de 10 cargos para Promotor de Justiça Substitutos, 10% foram reservados para candidatos com deficiência e 20%, aos candidatos negros. A prova ocorreu de forma tranquila e todos os candidatos que solicitaram, receberam atendimento especial.

As provas escritas abrangeram as seguintes disciplinas: Direito Constitucional; Direito Penal; Direito Processual Penal; Direito Civil; Direito Processual Civil; Tutela de Interesses Difusos e Coletivos; Direito Administrativo; Direito Eleitoral; Direitos Humanos; Língua Portuguesa e Direito Institucional do Ministério Público.

Texto: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS

Fotos: Assecom MPMS