O Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos recebeu, nesta segunda-feira (02/04), em seu gabinete, o Reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Marcelo Augusto Santos Turine.

A visita foi acompanhada pela Procuradora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva, Diretora da Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (ESMP); e também pelos Membros que compõem o Conselho Administrativo-Consultivo, Procurador de Justiça Evaldo Borges Rodrigues da Costa e os Promotores de Justiça Antonio André David Medeiros e Paulo César Zeni.

A Procuradora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva explica que essa parceria entre o MPMS e a UFMS visa estreitar laços entre as Instituições e fomentar futuros eventos, congressos e cursos que contribuam para o aprimoramento dos Membros do MPMS, bem como o desenvolvimento de pesquisa na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

“Essa parceria tem o objetivo de utilizar as competências e capacidade intelectual e sobretudo a expertise dos profissionais da UFMS para auxiliar o MPMS na formulação de políticas públicas, subsidiando a atuação dos membros do Parquet, e possibilitando que o Ministério Público Estadual possa formular  propostas e projetos que beneficiem o Estado de Mato Grosso do Sul”, declarou a Procuradora de Justiça.

Nessa primeira reunião, demonstrou-se a intenção de explorar a área de pesquisa que envolve a inteligência artificial. De acordo com a Procuradora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva, essa área vai poder utilizar o potencial humano e intelectual da UFMS para subsidiar o MP e otimizar os instrumentos tanto existentes na Instituição quanto dos serviços dos Promotores de Justiça.

Ressalta-se que o MPMS possui uma Comissão de Pesquisa e Inovação em Inteligência Artificial e, segundo o Promotor de Justiça Paulo César Zeni, a parceria do MPMS com a UFMS possibilitará o desenvolvimento da inteligência artificial no âmbito da Instituição, já que a Comissão do MPMS poderá trabalhar em cooperação com os professores e os pesquisadores da UFMS e agregar qualidade e ideias novas para o Ministério Público Estadual.

 

Texto e foto: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS