Teve início nesta segunda-feira (07/05) a “8ª Feira do Artesão Livre – Dia das Mães”, que reúnem peças exclusivas confeccionadas por internos do regime aberto, semiaberto e fechado da Campo Grande, Dourados (MS) e Jateí (MS).

A abertura oficial da feira contou com a presença do Promotor de Justiça e Chefe de Gabinete do Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, representando o Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos; da Promotora de Justiça, Renata Goya; do Diretor Presidente da Agepen, Aud de Oliveira; da Diretora de Assistência Penitenciária, Elaine Arima Castro; e da Juíza da 7ª Vara do Juizado Especial, Patrícia Kelling Karloh; dentre outras autoridades.

A feira, realizada pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da 50ª Promotoria de Justiça em parceria com a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) e o Conselho da Comunidade, acontece hoje e amanhã (08/05) no Cijus (Centro Integrado de Justiça) e nos dias 10 e 11 no saguão do Fórum Heitor Medeiros, localizado na Rua da Paz.

As peças de cunho artesanal que compõem a exposição estão classificadas nas seguintes categorias: bordados, madeira crochê, arte com recicláveis, entre outros. Os internos que confeccionam esses trabalhos são cadastrados nas oficinas de artesanato de cada respectiva unidade penal, sendo que todas peças produzidas são catalogadas para total transparência de vendas e revertidos aos internos.

Para a Promotora de Justiça Renata Goya a 8ª Feira do Artesão Livre representa um momento de reflexão sobre “o caos” que se encontra o Sistema Penal Brasileiro como um todo, pois se trata de uma oportunidade de ressocialização: “O trabalho e o artesanato para o interno significa o caminho para a ressocialização”. Ela agradeceu ao Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos, que apoiou desde o início a realização da feira e também a parceria da Agepen, do TJMS e do Conselho da Comunidade.

O Promotor de Justiça e Chefe de Gabinete Alexandre Magno Benites de Lacerda disse que o momento é de agradecimento ao Diretor da Agepen Aud de Oliveira e a todos os parceiros por desenvolver um projeto que estimula os internos a se recuperarem. “Esse trabalho que a 50ª Promotoria de Justiça e o Poder Judiciário tem o papel fundamental de fomentar, estimular e dar uma oportunidade para que essas pessoas procurem outro caminho e criem uma profissão”, ressaltou.

A “8ª Feira Artesão Livre” tem como objetivo divulgar o trabalho artesanal produzido no interior das unidades penais de regime fechado, aberto e semiaberto, bem como realizar a sua comercialização, valorizando o esforço da pessoa encarcerada em sua recuperação para o retorno ao convívio social. Parte da renda dos trabalhos será revertida ao próprio custodiado e a sua família.

Texto e fotos: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS