Por unanimidade, foi aprovada, na quarta-feira (02/05), pelos deputados estaduais o Projeto de Lei 66/2018 do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul que dá o nome “Fadel Tajher Iunes” para o edifício-sede da Procuradoria-Geral de Justiça. O projeto agora segue para sanção do Governador do Estado, Reinaldo Azambuja.

A proposta para denominar “Fadel Tajher Iunes” o edifício-sede da PGJ foi formulada pelo Procurador de Justiça Antonio Siufi Neto em homenagem aos relevantes serviços prestados pelo Procurador de Justiça aposentado ao Ministério Público Estadual, bem como à sociedade.

Os autos foram encaminhados à Comissão de Assuntos Institucionais e Defesa de Prerrogativas do Colégio de Procuradores de Justiça composta pelo Procurador de Justiça Sérgio Luiz Morelli, presidente; pelo Procurador de Justiça Mauri Valentim Riciotti, Membro; e pela Procuradora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva, Membro e Relatora; para análise e deliberação.

No dia 28 de março deste ano, na Reunião Ordinária do Colégio de Procuradores de Justiça, a proposta foi aprovada por aclamação.

Na ocasião, o Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos parabenizou o Procurador de Justiça Antonio Siufi Neto pela iniciativa da homenagem e ressaltou que a aquisição do edifício-sede da Procuradoria-Geral de Justiça foi uma das inúmeras conquistas da administração do Procurador de Justiça aposentado Fadel Tajher Iunes.

A proposta foi encaminhada para a Assembleia Legislativa de MS por se tratar de justa homenagem póstuma.

Trajetória

O homenageado ingressou no Ministério Público Estadual em 1963, no cargo de Defensor Público, e foi promovido ao cargo de Procurador de Justiça em 1980. Prestou 50 anos de serviços ao Estado, sendo 40 anos e sete meses dedicados exclusivamente ao Ministério Público Estadual, órgão em que foi Procurador-Geral Adjunto; Corregedor-Geral do Ministério Público e Procurador-Geral de Justiça por dois biênios (1995/1996 e 1997/1998).

Fadel Tajher Iunes também teve grande destaque na Maçonaria, na qual por longos anos foi Grão-Mestre e fundador de inúmeras lojas maçônicas.

Texto: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS