Na manhã desta sexta-feira (11/5), foi inaugurada a 1ª Feira do Artesão Livre: Dia das Mães, em Dourados, na qual reúne produtos artesanais confeccionados pelas internas da Unidade Prisional Semiaberto Feminino, do Município.

A inciativa da feira é da Unidade Prisional Semiaberto Feminino de Dourados em parceria do Poder Judiciário e do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, por meio da 8ª Promotoria de Justiça, que tem como titular o Promotor de Justiça Juliano Albuquerque. O Projeto é custeado pela 3ª Vara Criminal do Município.

A abertura oficial foi realizada, às 8 horas, e irá permanecer até domingo (13/5), às 11 horas. Durante os três dias de exposição da feira, os visitantes poderão apreciar produtos como: tapetes, bonecas, bijuterias, produtos em MDF, vasos ornamentais, plantas medicinais, pão de mel, bombons, dentre outros.

A 1ª Feira do Artesão Livre tem como objetivo recuperar as internas do semiaberto para cometer delitos, proporcionando cursos profissionalizantes para que tenham oportunidade no mercado de trabalho, bem como divulgar e comercializar o trabalho artesanal, valorizando seus esforços. A cada três dias trabalhados, cada pessoa encarcerada tem um dia de remissão. Já a cada 12 horas de curso profissionalizante ou de escola, terá um dia a menos de pena.

Os visitantes também terão a oportunidade de conhecer as perucas de cabelo humano, confeccionadas, também, pelas internas e que faz parte do Projeto “Rapunzel Cabelos aos Ventos”. De acordo com a diretora do Estabelecimento Penal Feminino, Luzia Ferreira, existe uma loja anexada junto à Unidade e que, com a exposição destas perucas na feira, é uma forma de prestar contas à sociedade do trabalho realizado no Estabelecimento Penal. Todas as perucas produzidas atendem pacientes do Hospital do Câncer e da Rede Feminina de Combate ao Câncer.

A exposição está sendo realizada na Unidade Prisional Semiaberto Feminino, localizada na rua Ciro Melo, nº 3.418 – Bairro Jardim Paulista – próximo ao Asilo dos Idosos.

Texto: Elizete Alves/Jornalista

Fotos: Unidade Penal