O dia 3 de maio de 2004 entrou para a história do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, pois nesse dia, tomava posse a maior turma de Promotores de Justiças aprovados no XXI Concurso Público de Provas e Títulos para Ingresso no MPMS. Naquele momento, 24 pessoas assumiam as vagas para Promotor de Justiça Substituto e lançavam ali seus destinos e suas histórias.

Na época, o então Procurador-Geral de Justiça Sérgio Luiz Morelli, hoje decano da Instituição, deu início, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, à sessão solene de posse dos 24 aprovados no XXI Concurso Público de Provas e Títulos para Ingresso no MPMS. O ato de posse contou com a presença de diversas autoridades e familiares dos aprovados no concurso.

O Promotor de Justiça e Chefe de Gabinete do Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, um dos aprovados no concurso de 2004, resume sua trajetória no Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, na busca incessante pelos direitos da sociedade:

 “Sinto-me extremamente honrado em fazer parte de uma Instituição que tem como missão principal defender a sociedade.  Por isto esta data tem um significado especial, não apenas como uma profissão, mas de um sacerdócio, um legado que pretendo deixar para minha família e amigos de muita luta e dedicação em prol da nossa sociedade. Pronto para os novos desafios, com a vontade e experiência de 14 anos de muita luta”.

Para o Promotor de Justiça Titular da 5ª Promotoria de Dourados, Claudio Rogério Ferreira Gomes ingressar no MPMS representa uma entrega total na busca pelos direitos da sociedade e no combate à criminalidade e à corrupção:

"É uma enorme satisfação poder integrar o Ministério Público Sul-Mato-Grossense desde 03/05/2004. É muito mais do que a realização de um sonho. É uma vitória que nos faz esquecer todas as derrotas que só nos fizeram crescer para chegar onde chegamos e poder reverter todo esse esforço em trabalho a favor da sociedade. São 14 anos de entrega total à sociedade do Mato Grosso do Sul, enfrentando todos os percalços causados por "inimigos" que, a cada dia, procuram diminuir e enfraquecer o Ministério Público. No entanto, nossa Instituição continua grande e forte na luta pela sociedade e continuaremos o duro trabalho no combate à criminalidade, à corrupção e em prol dos direitos da sociedade como um todo".

A Promotora de Justiça, atualmente designada para atuar 50ª Promotoria de Justiça de Campo Grande, Renata Ruth Fernandes Goya Marinho, relembra como foi ingressar na Instituição:

“O ingresso na carreira do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul era um objetivo de vida. Quando comecei o curso de direito ainda não imaginava que carreira seguiria, mas o estágio no Ministério Público fez crescer a admiração e a vontade em fazer parte dessa nobre instituição. Foram horas de estudo, momentos de provas e muita oração”.

O Titular da 16ª Promotoria de Justiça da Comarca de Dourados, Promotor de Justiça Ricardo Rotunno, também foi um dos aprovados no XXI Concursos para Promotores de Justiça. Ele destaca a importância de fazer parte da Instituição:

“Fazer parte desse concurso foi motivo de grande orgulho. Dizer que foi um sonho realizado, é simples, porém é exatamente o que expressa meu sentimento nesse dia 03/05/2004. Grande orgulho em fazer parte desta instituição, a verdadeira guardiã da sociedade na garantia de direitos, em áreas fundamentais como educação, saúde, segurança, meio ambiente, entre outras”.

Já a Promotora de Justiça Suzi Lucia Silvestre da Cruz D’angelo, hoje titular da 2ª Promotoria de Justiça de Fátima do Sul, relembra o dia da posse em que foi escolhida para discursar e representar os demais aprovados:

“No dia da posse sentimos o sabor doce da vitória.  Era a realização e a conquista do nosso sonho profissional depois de tanto estudo. Hoje, 14 anos após, ao olharmos para trás, percebemos que a luta diária e incansável continua e a cada dia os problemas da sociedade aumentam e, concomitantemente, a nossa atuação. Porém, ao lado da experiência profissional que os anos nos proporcionam, temos a maturidade, que é fundamental para uma atuação eficaz”.

Em 2004 ingressaram no Ministério Público os Promotores de Justiça: Suzi Lucia Silvestre da Cruz D'Angelo, Claudio Rogerio Ferreira Gomes, Alexandre Magno Benites de Lacerda, Wilson Canci Junior, Rosana Suemi Fuzita, Ricardo Rotunno, Renata Ruth Fernandes Goya, Aline Mendes Franco, Eteocles Brito Mendonça Dias Junior,Daniella Costa da Silva, Simone Almada Goes, Thalys Franklyn de Souza, Fernando Jamusse, Juliana Nonato, Adriano Lobo Viana de Resende, Rodrigo Yshida Brandao, Eduardo Fonticielha De Rose, Clarissa Carlotta Torres, Patricia Icassati Almirao, Arthur Dias Junior, Luciano Anechini Lara Leite, Bolivar Luis da Costa Vieira, Oscar de Almeida Bessa Filho, Estefano Rocha Rodrigues da Silva.

 

Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista Assecom

Fotos: Memorial MPMS