O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul por meio do Centro de Apoio Operacional da Promotorias de Justiça dos Direitos Constitucionais do Cidadão e dos Direitos Humanos, Coordenado pelo Procurador de Justiça Francisco Neves Júnior, em parceria e participação da Promotora de Justiça Filomena Depolito Fluminhan, titular da 32ª Promotoria de Justiça da Saúde Pública, lançou nesta terça-feira (15/05) a campanha “Trânsito e Saúde Pública”, em alusão ao mês do “Maio Amarelo”.

A campanha foi criada pela Assessoria de Comunicação do MPMS com mote na violência no trânsito que tem causado crescentes números de mortes, feridos graves que acabam superlotando as unidades de saúde 24 horas e os hospitais públicos, impactando negativamente na falta de vagas em leitos para o atendimento das situações de cirurgias e atendimentos ambulatoriais eletivos.

Durante a coletiva de imprensa, a Promotora de Justiça Filomena Depolito Fluminhan apontou dados alarmantes. De acordo com a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) e Santa Casa, em 2017 houve 70 vítimas fatais, sendo 35 motociclistas, no trânsito da Capital. A cirurgia ortopédica atualmente, conta com sete mil pessoas aguardando na fila. A Promotora de Justiça explicou ainda, que álcool e velocidade são as maiores causas de acidentes de trânsito com resultado de morte. Já os motoristas de 18 a 25 anos são os que mais sofrem acidentes.

A Promotora de Justiça explicou que estão em trâmite na 32ª Promotoria de Justiça várias ações judicias voltadas à situação das Unidades de Pronto-Atendimentos e Centros Regionais de Saúde para garantir equipamentos que constam na Portaria do Ministério da Saúde e recursos humanos. Sobre a situação da falta de leitos, a Promotora citou a ação que tramita desde 2014 na 32ª Promotoria de Justiça para garantir o aumento do número de leitos clínicos, cirúrgicos e UTI. “Agora que o Superior Tribunal de Justiça confirmou a liminar a nosso favor, é uma vitória do Ministério Público”.

Sobre a campanha, a Promotora de Justiça disse que o foco é envolver a sociedade nesta mobilização, uma vez que, se diminuir os atendimentos ocasionados pelos acidentes no trânsito, a fila das cirurgias também irá diminuir.

A campanha “Trânsito e Saúde Pública” será veiculada nas rádios, mídias sociais, outdoor e busdoor. Assista ao vídeo clicando aqui

Texto: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS

Fotos: Assecom MPMS