O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul se reuniu, nesta quarta-feira (16/05), com os representantes do Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Polícia Militar Rodoviária, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, e Batalhão de Polícia Militar de Trânsito, para apresentar o Painel de Trânsito.

O Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos participou do encontro que contou com a presença do Diretor-presidente do Detran/MS, Roberto Hashioka; do Promotor de Justiça e Supervisor da SEPLANGE, Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa; do Promotor de Justiça da Comarca de Três Lagoas (MS), Luciano Anechini Lara Leite e representantes das outras instituições.   

Desenvolvido pelo MPMS, por meio da SEPLANGE, em parceria com o Detran/MS, PRE/MS, PRF, e BPMTran, o Painel apresenta dados estatísticos sobre os acidentes de trânsito no Brasil.

Na oportunidade, o Procurador-Geral de Justiça explicou que o Painel surgiu a partir da ideia do Promotor de Justiça Luciano Lara Leite que desenvolve o Projeto “Sua Pressa Não Vale Minha Vida”, que identificou problemas relacionados ao trânsito em Três Lagoas. “A partir da ideia do Dr. Luciano, e em contato com a equipe da SEPLANGE, começamos a fazer o trabalho e, graças aos dados obtidos, desenvolvemos o Painel e conseguimos identificar algumas questões críticas em relação aos acidentes de trânsito, com o cruzamento de dados que todos nós temos mas, às vezes, não os temos de maneira sistematizada, de maneira que possibilite a todos nós desenvolvermos um trabalho de maior eficiência em prol do cidadão”.

O Promotor de Justiça Luciano Lara Leite disse que, com a implantação do Projeto “Sua Pressa Não Vale Minha Vida”, foi identificado enorme quantidade de crimes de trânsito que eram denunciados pelas Promotorias de Justiça Residuais Criminais. Foram levantados dados e com isso verificou-se que Três Lagoas tinha uma média duas vezes superior à média Estadual de denúncia de trânsito, e três vezes maior que a Capital proporcionalmente a cada 10 mil habitantes. “Esse número nos chamou demais a atenção, comprovou a suspeita inicial, e levou a ideia de como trabalhar isso para evitar efetivamente que os crimes acontecessem”. Ele destacou ainda que o Projeto iniciou com necessidade de busca e compilação de dados e de informações de diversas Instituições envolvidas no trânsito. “Para trabalhar melhor essas informações, procuramos a PGJ, que abarcou a ideia e disponibilizou a SEPLANGE, e entramos em contatos com as Instituições que apresentaram de imediato os dados, e o painel, que era para Três Lagoas, abrangeu todo o pais”, ressaltou.

O Supervisor de Planejamento e Gestão Estratégica Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa apresentou o Painel, demonstrando filtros de pesquisa e dados estatísticos dinâmicos que podem servir de instrumento de gerenciamento e de tomada de decisões por parte das Instituições que trabalham com a fiscalização e prevenção a acidentes de trânsito.

Texto e foto: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS