O Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos se reuniu, na última sexta-feira (11/05), com os Membros que fazem parte da Administração Superior do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul para traçar estratégias de gestão e atuação para os próximos dois anos.

Paulo Cezar dos Passos que foi reconduzido ao cargo de Procurador-Geral de Justiça para o biênio 2018/2020, em seu discurso de posse, agradeceu o apoio de toda sua equipe e ressaltou que, graças ao empenho e trabalho dos que compõem a Administração Superior da Instituição, conseguiu cumprir a missão de chefiar o MPMS e atender aos anseios da sociedade.

Na reunião, o Procurador-Geral de Justiça fez um breve apanhado dos avanços institucionais alcançados no último biênio e fez uma explanação dos desafios que se desenham para os próximos dois anos. “O planejamento institucional tem importância extrema para o trabalho do Ministério Público, possibilitando que a atividade dos membros e servidores possa ser desenvolvida com maior eficiência”, afirmou o Procurador-Geral de Justiça.

Os Promotores e Procuradores de Justiça que participaram da reunião fizeram uso da palavra para expor suas atividades, discutindo a orientação institucional que empregarão, em alinhamento ao planejamento desenvolvido pela Administração Superior e consoante ao planejamento institucional.

A Procuradora de Justiça Nilza Gomes da Silva, que deixou o cargo de Procuradora-Geral Adjunta de Justiça Administrativa, assumido pelo Procurador de Justiça Helton Fonseca Bernardes, agradeceu ao Procurador-Geral de Justiça pela oportunidade de participar da gestão passada e ressaltou a importância da pasta pois trata de assuntos de extremo interesse da Administração como um todo. “Tratamos da administração dos funcionários do MPMS, analisando suas necessidades e acompanhando seus interesses para que possam ser melhor aproveitados. Necessitamos ouvi-los e assim alinhar nossa gestão com o interesse institucional, de forma a dar apoio aos Promotores e Procuradores de Justiça na atuação da atividade fim”, ressaltou. Sobre a importância de valorizar os servidores, a Procuradora de Justiça disse que para que isso ocorra há necessidade de ter uma visão global da importância do MPMS “ a fim de melhor aproveitar a mão de obra que já temos, que é de qualidade, visto que temos em nossos quadros funcionários muito empenhados, que “vestem a camisa do MP”, preocupados em desenvolver suas funções de forma ativa, participativa e em colaboração à efetivação da atuação ministerial em sua atividade fim. É necessário valorizar e incentivar os bons funcionários que temos e procurar atendê-los em suas demandas por melhorias de condições de trabalho e de benefícios, de forma justa. Procurar trabalhar com os recursos humanos que temos, procurando adequar e talvez realocar, para melhor aproveitamento”.

A Procuradora de Justiça e Supervisora da Assessoria de Comunicação, Ariadne de Fátima Cantú da Silva ressaltou a importância do setor na atual conjuntura do país e do Ministério Público brasileiro no combate à corrupção. “A Assessoria de Comunicação tem uma missão especial no atual momento em que vivemos. O Ministério Público está sendo protagonista de um verdadeiro descortinamento da impunidade, com ações sistêmicas em todo País voltadas ao combate à corrupção, uma das maiores chagas da atualidade”. Ela ainda destacou o papel da sociedade dentro deste contexto. “Por isso, precisamos cada vez mais aproximar a Instituição da comunidade, para que haja a confiança nas instituições e o encorajamento à continuidade ao combate a estes crimes. A população precisa ter conhecimento da nossa verdadeira missão e conhecer a nossa atuação, e para isso precisamos estar afinados com as necessidades e deficiências da classe, para cada vez mais dar suporte aos colegas, estabelecendo estratégias de pulverização de nossas ações”, completou.

Dentro do âmbito do Planejamento Institucional, o Procurador-Geral Adjunto de Justiça de Gestão e Planejamento Institucional Olavo Monteiro Mascarenhas disse que as próximas ações do setor são voltadas para o desdobramento do mapa estratégico institucional, no sentido de setorizar o mapa alinhando com as atividades-meio que envolvem a Tecnologia da Informação, Recursos Humanos, Comunicação, entre outros, para que todos tenham seus objetivos e indicadores. “Esse planejamento é muito importante para que, no futuro, através de projetos e inciativas dos setores, possamos melhorar ainda mais os trabalhos do Ministério Público”, ressaltou.

Para o Promotor de Justiça e Assessor Especial Paulo César Zeni, a reunião foi sobretudo uma oportunidade de reafirmar o compromisso de toda a equipe com o planejamento de gestão, bem como de reforçar, como principal meta para o biênio, o incremento da comunicação com a sociedade.

No âmbito da Secretaria-Geral do MPMS, a Promotora de Justiça Bianka Karina Barros da Costa explicou que o setor está trabalhando com planejamento a longo prazo visando principalmente as adequações relacionadas à segurança institucional e orgânica, com obras voltadas a atender 100% da acessibilidade e de Bombeiros, bem como os prédios 100% legalizados. Ainda de acordo com a Secretária-Geral, uma grande conquista da Administração Superior será a inauguração da Procuradoria-Geral de Justiça prevista para agosto deste ano, que priorizou a acessibilidade. “A colocação de elevadores, o anfiteatro será 100% acessível, e isso foi uma grande conquista”. A Secretária-Geral elencou ainda a licitação de obras em Maracaju, Sidrolândia, Fátima do Sul, Caarapó, Paranaíba, Nova Andradina, Aquidauana, Ponta Porã, Bonito, Cassilândia, Costa Rica, Camapuã, Amambai, Coxim, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste, Miranda, além de Ivinhema, Ribas do Rio Pardo, e Nova Alvorada do Sul que terá a construção de prédio novo. “Vamos iniciar também a adequação e ampliação viária da PGJ para futura construção dos prédios dos Procuradores que deve se iniciar em 2019”, explicou. Outros projetos apontados pela Secretária-Geral do MPMS será a reforma da Unidade Ricardo Brandão, para atender as necessidades da Escola Superior do Ministério Público, Ouvidoria, GACEP (Grupo de Atuação de Controle Externo da Atividade Policial), e das Promotorias de Justiça do Patrimônio Público e Social da Comarca de Campo Grande.

Texto: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS

Fotos: Assecom MPMS