Há 20 anos tomavam posse os aprovados no XV Concurso de Provas e Títulos para ingresso na carreira no Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul.

O dia 8 de maio de 1998 marcou a vida de oito jovens Promotores de Justiça que começaram a trilhar os seus caminhos sob um juramento marcado com o compromisso, lealdade e ética com a Instituição e principalmente com a sociedade.

Na época, o então Procurador-Geral de Justiça Fadel Tajher Iunes empossou os seguintes aprovados no concurso: Henrique Franco Cândia, Antônio André David Medeiros, Andréia Cristina Peres da Silva, Alexandre Pinto Capiberibe Saldanha, Claudia Loureiro Ocariz Almirão, Cristiane Mourão Leal, Eduardo Jose Rizkallah e Érica Rocha Espindola.

A Promotora de Justiça, atualmente titular da 42ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo, Andreia Cristina Peres da Silva, comemora este feito enaltecendo os anos de luta e trabalhos desenvolvidos na Instituição:

"Sair da Faculdade e logo ingressar em uma Instituição com o perfil que o Constituinte conferiu ao MP em 88 era o sonho de uma jovem romântica que perseguia o ideal de um mundo justo e solidário. São vinte anos de muita luta, comprometimento e empenho para um mundo que seja melhor para TODOS.  Comemoro esses vinte anos com a resiliência necessária aos que perseveram e não desistem do encantamento e com a imensa esperança de que o Ministério Público continue fazendo a diferença na jovem democracia brasileira."

Já a Promotora de Justiça e Coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), Cristiane Leal Mourão, destaca o que é fazer parte de uma Instituição como o Ministério Público:

“Há 20 anos, realizei o sonho de ingressar no Ministério Público. Após esse tempo me sinto privilegiada por ter a certeza de que fiz a coisa certa”, declarou a Promotora Cristiane Mourão.

E é com orgulho e admiração que a Promotora de Justiça Éricka Rocha Espindola, titular da 45ª Promotoria de Justiça da comarca de Campo Grande, resume sua trajetória de 20 anos no Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul:

“Já se passaram vinte anos! Olhando para trás, vejo que valeu a pena todo o esforço e estudo, o que aliás até hoje tenho que fazer diante da grande mudança legislativa em nosso país. Por outro lado, o ideal de justiça ainda se faz presente em meu coração, como naquela época em que sonhava com a carreira de Promotor de Justiça. O valor da Instituição está na proporção da contribuição de cada um de nós, e tenho orgulho e ao mesmo tempo consciência da responsabilidade de fazer a cada dia o melhor para os destinatários de nossa atuação. Que venham mais vinte anos”.

 

Texto: Ana Carolina Vasques

Foto: Memorial