O Ministério Público de Mato Grosso do Sul participou, na manhã de sábado (9/6), da ação social Mutirão do Povo, promovida pelo SBT e organizada pela empresa T Eventos, ocorrida na Escola Municipal Maria Lúcia Passarelli, região do Anhanduizinho, no bairro Aero Rancho desta Capital.

A participação do MPMS foi coordenada pelo Supervisor de Planejamento e Gestão Estratégica, Promotor de Justiça Paulo Roberto Ishikawa, designado pelo Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos, para acompanhar os trabalhos desenvolvidos pela organização do evento. Além do Supervisor, estiveram presentes no evento o Procurador de Justiça Edgar Roberto Lemos de Miranda e a Promotora de Justiça Luciana Amaral Rabelo, da Promotoria de Justiça de Defesa da Mulher da Casa da Mulher Brasileira, que compareceu com sua equipe para atendimento e esclarecimentos à população. Os trabalhos foram desenvolvidos pelas equipes da Ouvidoria e Seplange, que prestaram o apoio necessário para o atendimento dos cidadãos que procuraram o MP no evento.

Para o Procurador de Justiça Edgar Roberto Lemos de Miranda “esse é o Ministério Público Estadual trabalhando em defesa da sociedade”. De acordo com a organização do evento, foram realizados cerca de 20 atendimentos pessoais pelo MPMS.

O Promotor de Justiça Paulo Roberto Ishikawa destacou que “a ação social oportuniza aos moradores dos bairros o contato direto com o Membro do Ministério Público e sua equipe, o que no dia-a-dia acaba sendo dificultado pela distância do centro da cidade. Na oportunidade, o cidadão pode esclarecer suas dúvidas e, se for caso, ter sua demanda encaminhada a quem de direito para providências cabíveis”.

Para a Promotora de Justiça de Defesa da Mulher da Casa da Mulher Brasileira, Luciana Amaral Rabelo, a prevenção por meio da orientação ajuda evitar que novos delitos ocorram. “Eventos dessa natureza favorecem que o MPMS esteja mais próximo da sociedade, para prestar um melhor atendimento”, ressaltou.

Para o Procurador de Justiça e Ouvidor do MPMS Silasneiton Gonçalves, tais eventos são fundamentais para a população local, pois significa a centralização de diversos serviços de utilidade pública em um ambiente único. É importante, de fato, o diálogo junto à sociedade civil, para que possamos efetivar todas as políticas necessárias e imprescindíveis para o acesso à justiça.

A equipe de trabalho do MPMS que esteve presente ao evento distribuiu panfletos com dados e informações, ao todo foram 1.700 panfletos, cartazes e adesivos.

Além dos serviços do MPMS, durante a ação social, foram realizadas atividades como: Aferição de pressão arterial e glicemia, Cálculo do IMC, Exame de Catarata e Glaucoma, agendamento de exames para o Hospital do Câncer, higiene bucal, corte de cabelo e maquiagem, cadastro de emprego (Funsat), cadastro de casa popular (Emha), atendimento com assistente social, orientação jurídica, distribuição de armação de óculos, distribuição de preservativos, distribuição de mudas de árvores, feirinha de artesanato, recreação infantil, ginástica com aula funcional. 

Texto: Waléria Leite – Assessora de Comunicação/Jornalista Assecom MPMS

Fotos: Silvana Kato