O Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos acompanhado do Promotor de Justiça e Chefe de Gabinete do PGJ, Alexandre Magno Benites de Lacerda, reuniu-se nesta quinta-feira (21/06) com os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande.

A visita de cortesia teve como objetivo estreitar laços entre o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul e o Poder Legislativo Municipal e abrir o diálogo entre as Instituições, em prol da sociedade.

Para o presidente da Casa de Leis, vereador Prof. João Rocha a visita foi muito produtiva. "O Procurador-Geral de Justiça e seu Chefe de Gabinete nos fizeram uma visita institucional, de cortesia. Em verdade, o MPE é fiscal da Lei, como a Câmara também é. A visita foi para que a gente sempre possa estabelecer o diálogo, respeitando as atribuições, a autonomia dos Poderes, com independência e harmonia, então penso que é um momento histórico, diferenciado, é a primeira vez que ele vem à Casa de Leis, eu entendo isso como extremamente saudável para a democracia. Uma visita dessa natureza, realmente a aproximação dos poderes, mantendo a independência, é o que o cidadão espera, onde cada um de nós membros dos Poderes possamos estar cumprindo com nossas funções, com nossas obrigações de forma independente e harmônica. As Instituições precisam se relacionar", afirmou o parlamentar.

O Procurador-Geral Paulo Cezar dos Passos revelou a importância de sua primeira visita ao Legislativo. "Eu nunca tinha vindo aqui. Como integrantes do Poder Legislativo, os senhores merecem todo nosso respeito. Eu, enquanto Procurador-Geral de Justiça, deixo meu gabinete aberto a cada um dos senhores. Deixo claro, meu respeito e o apreço que tenho pelo Poder Legislativo", disse aos parlamentares.

Na reunião, Paulo Cezar dos Passos ainda completou: "nós todos aqui somos representantes da sociedade, os senhores pelo voto e nós pelo concurso público, todos nós recebemos a confiança da sociedade. Nós que somos representantes do Estado, temos que ter harmonia na nossa atuação, independente do papel constitucional que cada um represente. Nós precisamos, em prol desse momento complicado que a República atravessa, ter esse diálogo. Faço questão de vir aqui para dizer isso: hoje consegui aqui, com o presidente João Rocha, construir esse diálogo. Quero externar meu apreço ao Poder Legislativo, meu respeito aos senhores vereadores e dizer que o Ministério Público está aberto para servi-los. Nós somos parceiros da sociedade, eu sempre estarei aberto a todos os senhores enquanto membros do Poder Legislativo. Estamos aqui para construir uma sociedade melhor, essa é a razão da existência dos Poderes, tornar real as promessas da Constituição", reforçou.

Por fim, o Promotor de Justiça e Chefe de Gabinete do PGJ, Alexandre Magno Benites de Lacerda, revelou que o diálogo é sempre o melhor caminho. "Sempre tive comigo que o Ministério Público e a Câmara têm o mesmo papel, os dois são órgãos de fiscalização, sempre tive uma sintonia excepcional com Câmara de Vereadores. É uma honra estar aqui e estamos à disposição para ajudar a construir esse diálogo, pois é o diálogo que constrói pontes. Essa visita abre esse diálogo, para que ele seja mais corriqueiro", revelou.

Texto: Paulline Carrilho - Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal – editado por Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS

Fotos: Câmara Municipal de Campo Grande