Com o objetivo de conscientizar e orientar os idosos sobre os seus direitos, garantidos por Lei, foi lançado, nesta sexta-feira (8/6), o Projeto “Roda de Conversa”, idealizado pela 44ª Promotoria de Justiça do Idoso de Campo Grande, que tem como titular a Promotora de Justiça Cristiane Barreto Nogueira Rizkallah. O lançamento foi realizado no Centro de Convivência do idoso Elias Lahdo, localizado no Bairro Monte Castelo, em Campo Grande.

Na ocasião, houve esclarecimentos a respeito do exercício dos direitos previstos na Lei 10.741/03, Estatuto do Idoso, principalmente sobre como e onde buscar a proteção desses direitos.

Durante a roda de conversa, alguns idosos expuseram situações de violação de seus direitos e foram orientados sobre os órgãos de proteção que podem auxiliá-los na eliminação dessas violações.

De acordo com a Promotora de Justiça Cristiane Barreto Nogueira Rizkallah, além de conscientizar os idosos sobre os seus direitos, o Projeto tem o intuito também de esclarecer sobre a atuação do Ministério Público de Mato Grosso do Sul e de outros órgãos de proteção.

Estiveram presentes mais de 30 pessoas idosas, além do Conselho Municipal do Idoso e da Secretaria de Assistência Social.

O Conselho Municipal do Idoso e o Município de Campo Grande aderiram ao projeto como parceiros, o primeiro apoiando no atendimento aos idosos e o segundo cedendo os espaços dos CRAS e Centros de Convivência para realização dos encontros, e convidando os idosos das regiões respectivas para participar.

Texto e Fotos: Elizete Alves/ Jornalista - Assecom MPMS